O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR

UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE

Visualizações: 224

Autores

  • Graziele Vasconcelos de Albuquerque Secretaria de Estado de Educação do Amazonas
  • Myrian Abecassis Faber Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-0696-9686
  • Alex Barreto de Lima Universidade Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1498

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Autismo, Aprendizagem

Resumo

A Perturbação do Espectro do Autismo (DSM-V®, 2022) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que prejudica consideravelmente a interação e a comunicação das crianças. Em crianças com TEA, a falta ou insuficiência de conexões psicomotoras pode levar a dificuldades fundamentais de desenvolvimento e pode interferir no processo de aprendizagem escolar. Este artigo analisa e mostra a contribuição da Psicomotricidade no processo de aprendizagem de crianças com TEA, no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais e sua relação com o processo de aprendizagem escolar. Origina-se de uma revisão sistemática, utilizando trabalhos publicados em repositórios de universidades, nas bases de dados Scielo e Google Scholar; a pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas - N°: 3.608.476. A análise do material selecionado demonstra o papel significativo da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com TEA, pois a utilização dos princípios da Psicomotricidade contribui positivamente para o desenvolvimento de crianças com TEA, principalmente nas relações sociais e no processo de aprendizagem. A Psicomotricidade desenvolve a motricidade da criança, promove o conhecimento e o domínio do corpo; contribuindo significativamente para o desenvolvimento global e integral, auxiliando assim as crianças com TEA no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziele Vasconcelos de Albuquerque , Secretaria de Estado de Educação do Amazonas

Secretaria de Estado de Educação do Amazonas

Myrian Abecassis Faber, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Biotecnologia. Docente da Universidade do Estado do Amazonas.

Alex Barreto de Lima, Universidade Estado do Amazonas

Doutor em Motricidade Humana. Docente da Universidade Estado do Amazonas.

Referências

ALVES, Fátima. A infância e a psicomotricidade: a pedagogia do corpo e do movimento. Rio de Janeiro: Wak, 2016.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders, text revision DSM-5-TR. 5. ed. [s.l.] American Psychiatric Association, 2022.

AQUINO, Mislene Ferreira Santos de; BROWNE, Rodrigo Alberto Vieira; SALES, Marcelo Magalhães; DANTAS, Renata Aparecida Elias. A psicomotricidade como ferramenta da educação física na educação infantil. RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 4, n. 14, 21 dez. 2012. Disponível em: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/145. Acesso em: 9 abr. 2024.

BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade: teoria e prática: da escola à aquática. São Paulo. Cortez,2016.

CORREIA, Natália. Estudo exploratório dos níveis de coordenação motora em indivíduos com perturbações do espectro do autismo. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Desporto) – Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Porto, 2006.

ALMEIDA, Thiago da Cruz de; QUEIROZ, Willem Santos; FABER, Myrian Abecassis. 50 - PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES PRÉ-ADOLESCENTES DA ESCOLA ESTADUAL LUIZINHA NASCIMENTO MANAUS-AM. Fiep Bulletin - online, [S. l.], v. 92, n. 1, p. 537 a 545, 2022. Disponível em: https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6543. Acesso em: 9 abr. 2024.

FABER, Myrian Abecassis; GRAJEDA, Cristina Sant’Ana; OLIVEIRA, Maria Cristina da S.; FORTES, Priscila Pimenta. A importância da checagem do desenvolvimento psicomotor em crianças de cinco a seis anos. Revista Atividade Física, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.1, p.26-41, nov. 2010. Disponível em: https://refisica.uea.emnuvens.com.br/refisica/article/view/3 . Acesso em: 9 abr. 2024.

FABER, Myrian Abecassis e SOUZA, Anervina Lima de. Psicomotricidade e Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil. Manaus: EUA Edições/Editora Valer, 2008.

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade. São Paulo. Ed. Martins Fontes, 2ª ed., 1988.

GLANDIN, Temple. O Cérebro Autista Pensando através do Espectro. 14ª ed. Cristina Cavalcante. – Rio de Janeiro: Record, 2021.

LEVIN, Esteban.. A infância em Cena. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORIZOT, Regina. A história da psicomotricidade e SBP, Artigo revisado e atualizado do original publicado em PRISTA, Rosa Maria (Org), As Formações Brasileiras em Psicomotricidade, Revista Mosaico (Edição Histórica). São Paulo: All Print Editora, 2010.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

Albuquerque , G. V. de, Faber, M. A., & Lima, A. B. de. (2024). O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–25. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1498

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.