EDUCAÇÃO 5.0 POR MEIO DO APLICATIVO DOCÊNCIA DIFERENTE

INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL E ENSINO DE CIÊNCIAS

Visualizações: 1

Autores

  • Welberth Santos Ferreira Universidade Estadual do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-7141-9501
  • Iann Caio Silva e Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Natarsia Camila Luso Amaral Universidade Estadual do Maranhão
  • Rafaella Cristine de Souza Universidade Estadual do Maranhão
  • Raimundo José Barbosa Brandão Universidade Estadual do Maranhão
  • Suelen Rocha Botão Ferreira Centro de Estudos Superiores de Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1760

Palavras-chave:

Docência, Aplicativo, Educação

Resumo

A educação 5.0, que integra tecnologias e metodologias educacionais inovadoras, pode ser potencializada pelo aplicativo Docência Diferente. Este aplicativo oferece uma gama de ferramentas educacionais gamificadas, sistema acadêmico da universidade, site e canal no youtube, permitindo a integração de tecnologias digitais em sala de aula e a utilização de aplicativos como recursos educacionais. Além disso, a docência inovadora é promovida pela atuação de metodologias ativas seja para a área de Ciências da Natureza ou Matemáticas Pura e Aplicada. A falta de investimentos em infraestrutura escolar e a formação docente insuficiente para o uso de tecnologias educacionais são desafios a serem superados, e o aplicativo Docência Diferente contribui para a superação desses desafios, oferecendo exemplos de uso de aplicativos como recursos educacionais digitais e caminhos metodológicos para facilitar a integração das tecnologias na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welberth Santos Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Maranhão (2003) e Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é Doutor em Física pela Universidade do Porto. Fez pós-doutoramento em Física pelo Instituto de Nanociência e Nanotecnologia da Universidade do Porto (2014). Foi o coordenador de área da Residência Pedagógica de Física. Docente do programa doutoral em Ensino de Ciências e Matemática da Rede Nordeste de Ensino - RENOEN, e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da UEMA. Tem experiência na área de Física Teórica e Experimental, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: espectroscopia vibracional em manganitas, materiais multifuncionais, acoplamento magnetoeléctrico, tecnologias e metodologias aplicadas ao ensino. Bolsista de produtividade em Pesquisa - Sênior - Universidade Estadual do Maranhão. Coordenador do Mestrado em Processos e Tecnologias Educacionais.

Iann Caio Silva e Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando em Física pela da Universidade Estadual do Maranhão. Brasil, Maranhão - São Luís.

Natarsia Camila Luso Amaral, Universidade Estadual do Maranhão

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino (RENOEN) da Universidade Estadual do Maranhão. 

Rafaella Cristine de Souza, Universidade Estadual do Maranhão

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino (RENOEN) da Universidade Estadual do Maranhão.

Raimundo José Barbosa Brandão, Universidade Estadual do Maranhão

Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino (RENOEN) da Universidade Estadual do Maranhão. 

Suelen Rocha Botão Ferreira, Centro de Estudos Superiores de Pinheiro

Docente do Curso de Ciências Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Pinheiro. 

Referências

ALVES, P. T. A.; SILVA, S. A.; JUCÁ, S. C. S. A área de Ciências da Natureza e suas tecnologias na Base Nacional Comum Curricular do ensino médio: aspectos críticos. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC, v. 13, n. 3, p. 30–41, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.842. Acesso em: 02 abr. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/biblioteca-de-apoio/pcn-ensino-fundamental-6-ao-9-ano/. Acesso em: 20 jul. 2024.

CRUZ, A.; FERREIRA, S.; FERREIRA, W. S. Mega acústica: uma ferramenta educacional para o ensino de ciências. Ensino de Ciências e Tecnologia Em Revista – ENCITEC, v. 13, n. 1, p. 290–307, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.641. Acesso em: 02 abr. 2025.

DIF. Docência Diferente. Disponível em: https://www.youtube.com/@DocenciaDiferente Acesso em: 24 jun. 2024.

FAB. Fábrica de Aplicativos. Disponível em: https://fabricadeaplicativos.com.br. Acesso em: 15 dez. 2024.

FERREIRA, W. S. Tecnologias e Metodologias Educacionais Aplicadas ao Ensino: da educação tradicional a 5.0. 1. ed. Rio de Janeiro: Katzen Editora, 2022. 72p.

GAMIFICAÇÃO. Gamificação Aplicada ao Ensino de Física. Disponível em: https://eskadauema.com/course/view.php?id=71. Acesso em: 24 jun. 2024.

MULTIMEIOS. Multimeios Aplicados ao Ensino de Física. Disponível em: https://eskadauema.com/course/view.php?id=36. Acesso em: 24 jun. 2024.

OLIVEIRA, T. M. R.; AMARAL, C. L. C. O uso de aplicativos no ensino da Matemática: o que pensam os alunos do ensino fundamental anos finais. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC, v. 10, n. 2, p. 40–50, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i2.3118. Acesso em: 02 abr. 2025.

OLIVEIRA, K. K. S.; SOUZA, R. A. C. Habilitadores da transformação digital em direção à Educação 4.0. RENOTE, v. 18, n. 1, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.106012. Acesso em: 02 abr. 2025.

OLIVEIRA, Edvaldo Ramalho de; CUNHA, Douglas da Silva. O uso da tecnologia no ensino da Matemática: contribuições do software GeoGebra no ensino da função do 1º grau. Revista Educação Pública, v. 21, n. 36, 28 set. 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/o-uso-da-tecnologia-no-ensino-da-matematica-contribuicoes-do-isoftwarei-geogebra-no-ensino-da-funcao-do-1-grau. Acesso em: 02 abr. 2025.

Downloads

Publicado

2025-06-07

Como Citar

Ferreira, W. S., Silva, I. C. S. e, Amaral, N. C. L., Souza, R. C. de, Brandão, R. J. B., & Ferreira, S. R. B. (2025). EDUCAÇÃO 5.0 POR MEIO DO APLICATIVO DOCÊNCIA DIFERENTE: INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL E ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(3), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1760

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.