REARRANJOS NO ENSINO E NA DOCÊNCIA

PLANEJAMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL NO SÉCULO XXI

Visualizações: 274

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1310

Palavras-chave:

Ensino Superior, Privatização, Políticas Públicas, Gestão Educacional, Reestruturação Produtiva

Resumo

Nas últimas décadas, o Brasil passou por transformações socioeconômicas significativas que impactaram profundamente o ensino superior. A liberalização de mercado e a privatização impulsionaram a expansão das instituições privadas, atendendo à demanda reprimida por educação superior, especialmente entre os concluintes do ensino médio das escolas públicas. A reconfiguração do capital e a reestruturação produtiva levaram o Estado a adotar um papel mais assistencialista e regulatório. Este artigo teórico, baseado em análise bibliográfica crítica e dados do INEP, explora os novos arranjos e relações no planejamento e gestão educacional no século XXI, com foco no ensino superior. Analisa-se a expansão do ensino superior privado, impulsionada pela liberalização de mercado, e a adoção de práticas de gestão empresarial no setor educacional, destacando as consequências dessas mudanças nas políticas públicas e na dependência do setor privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giancarlo Moser, Universidade do Sul de Santa Catarina

Pós-Doutorado em Administração (PPGA/UNISUL, 2023), Pós-Doutorado em Bens Culturais (CPDOC/FGV, 2010), Doutorado em Ciências Sociais (UAV, 2007), Doutorado em Gestão de Patrimônio e Turismo (UNIVALI, 2019), Mestrado em Gestão de Patrimônio e Turismo (UNIVALI, 2001), Especialização em Cultura e Idioma (ITC/UTrento, 1997), Especialização em Administração (Celer, 2009), Graduação em História (UFSC,1992), Licenciatura em Sociologia (UFSC,1993) e Graduação em Processos Gerenciais (2008). Professor Adjunto da Universidade do Sul de Santa Catarina em cursos de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa no Strictu Sensu (PPGA). Foi Fellowship na Palack University Olomouc (2018) e Visiting Scholar na FGC/CPDOC (2010). Foi Pró-Reitor de Avaliação e Desenvolvimento Institucional, Diretor da Faculdade de Turismo e Gastronomia, Diretor Acadêmico, Diretor Executivo, Coordenador de Cursos de Licenciatura (Presencial e EaD), Sócio e Diretor de Escolas Técnicas. Atua como Professor de Ensino Superior (Graduação, Lato sensu e Stricto Sensu), Avaliador de Projetos de Patrimônio Histórico (IPHAN), Avaliador de Cursos de Graduação do Conselho Estadual de Educação/SC (desde 2006), Avaliação de Ensino Superior do INEP /MEC (desde 2002). É membro dos Grupos de Pesquisa: Inovação, Sustentabilidade e Sociedade (PPGA/UNISUL), GT em Turismo, Hospitalidade e Gastronomia (UNIVALI) e do Projeto Interinstitucional de Planejamento e Gestão do Ensino Superior, Foi também membro do Grupo de Pesquisa em Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paisagem e atualmente do Patrimônio Cultural - LEPPaC (UNISUL) e do GT em Gestão e Tecnologia no Ensino Superior (GeTES). Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), desde 2017; recebeu Menção Honrosa pela Contribuição e Dedicação pelo Ensino Superior em Santa Catarina (AMPESC N. 2.922 de 02/08/2013); Professor Emérito do Centro Universitário Leonardo da Vinci (2010); em 2016 recebeu a Medalha Paulo Freire do MEC/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Port MEC n. 10, 19/04/16) e em 2018 recebeu a Comenda de Honra ao Mérito Cultural, da Fundação Cultural de Rio do Sul, Academia de Letras de Rio do Sul. É Autor e/ou Organizador de 15 livros.Tem experiência na área de Patrimônio Histórico e Cultural, Planejamento e Gestão do Ensino Superior (Presencial e EaD) e Gestão de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: História, Educação Superior, Patrimônio e Turismo e Docência no Ensino Superior.

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Pós-Doutor em Administração (PPGA/UFSC). Doutor, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Tem especializações em Gestão de Pessoas, Marketing e Inteligência Competitiva, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios e Gestão de Processos Acadêmicos e Administrativos no Ensino Superior. É Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Atualmente é Coordenador do Setor de Avaliação Institucional (SEAI), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), e Professor do Departamento de Administração, ambos vinculados a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Na pós-graduação, é docente do Professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado - Doutorado) em Desenvolvimento Socioeconômico da UNESC (PPGDS), em que ministra as disciplinas de Métodos de Pesquisa Interdisciplinar e Teorias Organizacionais. Atua também como docente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC) em que ministra a disciplina de Interfaces Regulatórias no Ensino Superior. Está vinculado como pesquisador ao Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU UFSC) e ao Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU - UNESC). Tem experiência, e produtos tecnológicos, em temas relacionado a avaliação e regulação da educação superior e gestão acadêmica, no campo organizacional nas áreas de inovação, gestão estratégica e, de forma transversal, em métodos qualitativos de pesquisa. Desde 2007, desenvolve atividades técnicas e executivas relacionadas com a gestão acadêmica, gestão da avaliação institucional e coordenações de curso, colaborando na formulação de estratégias de gestão dos indicadores provenientes do ENADE e da avaliação institucional. É docente desde 2009 e, a partir e 2014, professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) onde, desde 2016, coordena o Setor de Avaliação Institucional (SEAI) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Desde 2019, é Coordenador Adjunto dos Cursos de Administração e Administração Comércio Exterior e entre 2020 e 2022 atuou como Assessor Pedagógico da área da área das Ciências Sociais Aplicadas. 

Referências

ANTUNES, R. A Era da Informatização e a época da Informalização: riqueza e miséria do trabalho no Brasil. In: ANTUNES, R. (Org.). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006.

AQUINO, Arthur de. Efeitos da abertura econômica no Brasil dos anos 1990 em duas perspectivas comparadas. Revista de Discentes de Ciência Política da UFSCAR, v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/download/20/17/31#:~:text=Na%20d%C3%A9cada%20de%201990%20a,que%20vinha%20sendo%20a%20infla%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 20 maio 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/QUADRO/1996.htm. Acesso em: 13 jun. 2023.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Gestão do setor público: estratégia e estrutura para um novo Estado. Reforma Do Estado E Administração Pública Gerencial, v. 1, p. 21-38, 1998.

CLARK, B. The Higher Education System: Academic Organization in Cross-National Perspective. Berkeley: University of California Press, 1982.

GONÇALVES, J. E. L. Processo, que processo?. RAE - Revista de Administração de Empresas, out.-dez. 2000. Disponível em: http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/disciplinas/493_goncalves_2000b.pdf. Acesso em: 21 maio 2024.

HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: balanced scorecard. 12. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Série Histórica. Censo da Educação Superior no Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/censos/censo-da-educacao-superior/series-historicas. Acesso em: 20 maio 2024.

NEWMAN, J.; CLARKE, J. Gerencialismo. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 353-381, mai.-ago. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/D9rWCZq8yqtBmtCTQSCjnPk/?format=pdf. Acesso em: 28 maio 2024.

SALATI, P. Gigantes do setor de Educação investem em aquisições para melhorar resultados. Economia. UOL, 2019. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/investing/2019/11/14/gigantes-do-setor-de-educacao-investem-em-aquisicoes-para-melhorar-resultados. Acesso em: 26 maio 2024.

SANTOS, B. O.; GARCIA, F. L. A precarização do trabalho docente no Ensino Superior: dos impasses às possibilidades de mudanças. Educ. Rev., n. 46, p. 229-244. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000400016&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 maio 2024.

SEMESP. Instituições de Ensino Superior no Brasil. Mapa do Ensino Superior no Brasil - Edição 12. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-12/brasil/instituicoes/. Acesso em: 22 maio 2024.

SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 14. ed. São Paulo: BestSeller, 2006.

stSeller, 2006.

Downloads

Publicado

2024-06-02

Como Citar

Moser, G., & Francisco, T. H. A. (2024). REARRANJOS NO ENSINO E NA DOCÊNCIA: PLANEJAMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL NO SÉCULO XXI. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–12. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1310

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)