POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

PROGRAMAS DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NA REDE PÚBLICA

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Autores

  • Jayne Cristina Franco de Aquino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN
  • Luís Miguel Dias Caetano Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB https://orcid.org/0000-0002-0907-831X

Palavras-chave:

Políticas Públicas;, Programas e Projetos Nacionais;, Integração Tecnológica.

Resumo

RESUMO: No decorrer das últimas décadas, as discussões em âmbito educacional e científico, em sua maioria, versam tanto sobre a integração pedagógica das tecnologias no cotidiano escolar como sobre a implementação de políticas públicas que visem fomentar o acesso a recursos midiáticos e digitais, conexão em rede, aquisição de recursos tecnológicos, assim como de uma adequada formação docente que contemple o uso técnico e pedagógico das tecnologias. Nessa proposição, esse estudo teve como objetivo conhecer os processos de implementação de programas e incentivos nacionais voltados à integração tecnológica nas escolas públicas. Metodologicamente, nos subsidiamos na pesquisa bibliográfica, com recolha de dados em portais de periódicos. Dessa forma, em seu contexto, aborda aspectos inerentes à integração tecnológica nas escolas públicas e às iniciativas do Governo Federal para viabilizar essa inserção, materializadas por meio de políticas públicas educacionais decorridas no período entre 1984 e 2022. Em conclusão, destacamos que, embora muitos investimentos tenham sido despendidos ao setor público por meio de políticas públicas, muito ainda precisa ser feito, mormente, no que concerne à implementação de ações que viabilizem o uso pedagógico das tecnologias associadas ao ensino.

 

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Biografia do Autor

Jayne Cristina Franco de Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN

Mestra em Ensino, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN/CAPF), Campus Avançados de Pau dos Ferros, com área de concentração na Educação Básica, Linha de Pesquisa Ensino de Ciências Humanas e Sociais. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA); Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e Mídias na Educação, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui experiência profissional na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (nível fundamental), e em formação docente. Concentra pesquisas na área da Educação Infantil e Tecnologias Educativas, Formação de Professores e na Educação Infantil.

Luís Miguel Dias Caetano, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Licenciado em Gestão de Empresas, Mestre em Comportamento Organizacional, Doutor em Educação e Pós-Doutor em Ensino. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, atuando no Curso de Administração Pública nas áreas de Relações Internacionais, Comportamento Organizacional, Inovação e Criatividade. Em termos de pesquisa, concentra a sua atividade nas áreas da Inovação Tecnológica, Sistemas de Informação, Tecnologia Educativa e Políticas Públicas na Educação. Autor de artigos científicos e capítulos de livros nas áreas de ensino, inovação e gestão pública. Colaborou na organização das obras "Unilab e a integração cultural lusófona: tribos, povos e nacionalidades em uma universalidade" e "Pluralidade cultural brasileira: aspectos conceituais e contextuais". Tem exercido cargos nas áreas de Gestão do Ensino Superior, Implementação de Sistemas de Informação, Gestão de Projetos, Tecnologias Educativas, Formação de Professores e Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Tem atuado em projetos internacionais como formador, pesquisador e consultor em países como Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Espanha e Honduras. Regularmente dinamiza várias palestras, cursos e workshops nas áreas de Inovação, Técnicas de Comunicação em Público, Criatividade nas Organizações, Tecnologias na Pesquisa e Gestão de Pessoas. Colabora ainda em várias atividades de pesquisa, produção científica e extensão com a Universidade de Santiago (Cabo Verde), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil), Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), Universidade Nacional da Costa Rica, Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazan (Honduras), Universidade Tecnológica do Chile e a Universidade de Aveiro (Portugal)

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Publicado

2022-12-18

Como Citar

Franco de Aquino, J. C., & Dias Caetano, L. M. (2022). POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: PROGRAMAS DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NA REDE PÚBLICA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(3), 40–62. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/342

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

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