INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.725

Palavras-chave:

Trabalho docente, Sociedade em mudança, Saúde de professores/as/is, Desvalorização docente

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer reflexões sobre o trabalho docente no mundo em mudanças e suas interfaces com a saúde e a desvalorização da profissão docente. Esse estudo é de natureza exploratória e de cunho bibliográfico, foi utilizado diferentes bases teóricas para construir discussões  sobre o tema. Neste sentido, apresentamos em um primeiro momento, o paradigma dessa sociedade em mudança que se relaciona às questões sobre estar atualmente na escola sendo um corpo-professor, enquanto vemos transformações em resultado da globalização, mobilidade, desigualdade e do aumento da demanda por educação profissional. Em um segundo momento, abordaremos sobre os aspectos de saúde mental docente, olhando o bem-estar como um prisma individual, não sendo estado absoluto de satisfação ou insatisfação, dependendo da relação da pessoa com o trabalho, suas representações, crenças e valores. No terceiro momento, refletimos sobre a desvalorização docente e a precarização do trabalho, atendendo a jogos e relações de poder possíveis com a educação. As compreensões construídas neste estudo nos permitiram assumir que as mudanças do mundo já se revelam em práticas e possibilidades, porém não em leis. Estas, nem sempre se alinham ao interesse docente, mas isso não significa que formas de resistências não acontecerão.

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Biografia do Autor

Isabelle Paggioro, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus de Presidente Prudente

Mestrando em Educação pela Unesp FCT de Presidente Prudente com bolsa pela CAPES. Graduação em Abi - Letras Português e Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018) com segunda habilitação em Inglês (2022). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Espanhol e Inglês. Anarquista, bissexual, assexual, não-binárie: uranista. Anarqueer. Gosta de linguagem não-binária, arte e gente que fala com amor e honestidade. Taróloga e curioso de astrologia além de professore apaixonade. Pronomes: ê/elu/-e; a/ela/-a; o/ele/-o

Joaquim Ferreira , Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus de Presidente Prudente

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Presidente Epitácio- FAPE (2014). Graduado também um Licenciatura Plena em História pela Faculdade Unipiaget (2017) . Especialização em Alfabetização e Letramento pela UNOESTE (SP) de Presidente Prudente (2015) e Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia Paulista (2019). Mestre em Educação pela FCT-UNESP Campus Presidente Prudente. Doutorando em Educação pela FCT-UNESP Campus Presidente Prudente. Atualmente é professor Coordenador Pedagógico na rede municipal de Presidente Epitácio- SP .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação (TICs, Alfabetização e Formação de Professores)

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Silva, F., Paggioro, I., & Ferreira , J. (2023). INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL . Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 363–381. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.725

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