PROJETO PREVENIR E A REALIZAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE

ROMPENDO PARADIGMAS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.615

Palavras-chave:

Educação em saúde, Infecções sexualmente transmissíveis, Psicologia, Sexualidade humana, Integralidade humana

Resumo

O Projeto Prevenir nasce vinculado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário Avantis (Uniavan) com o intuito de atuar, dentre outros campos, como um interlocutor e parceiro do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Balneário Camboriú/SC, no intuito de promover a qualificação e profissionalização de futuros profissionais da área. O objetivo principal deste artigo é relatar a trajetória do Projeto Prevenir. Das estratégias efetivadas pelo projeto, fundamentadas na educação sexual entre pares, merecem destaque o desenvolvimento de facilitadores entre acadêmicos objetivando desmistificar informações equivocadas e disseminadas socialmente sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), bem como a ampliação das ações de promoção de saúde além do contexto universitário e da lógica biologicista, considerando o viver e a integralidade humana em suas intersecções.

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Biografia do Autor

Eliz Marine Wiggers, Centro Universitário Avantis

Psicóloga. Professora do curso de psicologia do Centro Universitário Avantis - Uniavan. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

William Roslindo Paranhos , Universidade Federal de Santa Catarina

Pessoa não-binária, também conhecida como Will Paranhos. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura. Mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento (aprovada com Louvor) pelo PPGEGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo dissertação premiada no KMBrasil 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Coautora do livro: "DIVERSIDADES: O BÊ-Á-BÁ PARA A COMPREENSÃO DAS DIFERENÇAS", prefaciado pela Prof.ª Dra. Berenice Bento (UNB). Atualmente é pesquisadora do Grupo Afrodite - Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades (UFSC/CNPq) e técnica pesquisadora em ciências da educação no Grupo de pesquisa EDUSEX - Formação de educadores e educação sexual (UDESC/CNPq). Possui especialização em Estudos de Gênero e Diversidade na Escola (UFSC) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI). Professora convidada das disciplinas: Tópicos Especiais: Diversidades nas Organizações e suas Práticas de Gestão; e Tópicos Especiais: Gestão de Pessoas e Programas de Diversidades, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Professora conteudista da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), do Centro Universitário FMU e do Sistema Positivo, além da Laureate International Universities, onde também atua como parecerista e produtora de planos de ensino para pós-graduação. Consultora, palestrante e (desin)formadora para organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Atuou em municípios catarinenses com formação continuada para mais de 1000 docentes da rede pública na área de diversidade e sexualidades na escola (ensino infantil ao médio). Possui experiência nas áreas de: estudos da diferença; educação marginal, estudos subalternos e pedagogias dissidentes; estudos de gêneros e sexualidades; pós-estruturalismo; complexidade; pedagogia da experiência; interseccionalidade, poder e sujeição (M. Foucault); subjetividades, diferenças e diversidade em escolas e organizações; organizações e instituições de ensino saudáveis; formação docente; alfabetização e letramento. É autora de capítulos de livros e artigos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Marine Wiggers, E., & Roslindo Paranhos , W. (2023). PROJETO PREVENIR E A REALIZAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE: ROMPENDO PARADIGMAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(5), 129–141. https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.615

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