MUSEUS DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE COLEÇÕES CIENTÍFICAS:

DE ALEXANDRIA AO SÉCULO XIX

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DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1889

Palavras-chave:

Museus, Museus de Ciências, Coleções Cientificas

Resumo

O Complexo de Alexandria (180 a.C.) é considerado o primeiro local museológico documentado, onde existia o "Mouseion", um espaço dedicado à exposição de peças e à troca de conhecimento. Assim, ao longo do tempo, os museus e coleções passaram por transformações significativas, destacando-se o século XVIII, quando o Iluminismo impulsionou o desenvolvimento do conhecimento, dos museus de ciências e das coleções científicas, que passaram a ter caráter público e educativo. No século XIX, mudanças profundas ocorreram mundialmente, e os museus se organizaram, diversificando suas coleções, refletindo os avanços na ciência e na tecnologia. Acervos como fósseis e artefatos etnográficos ilustravam o progresso das ciências naturais e da técnica. Museus de Ciências e História Natural passaram a ser vistos como instrumentos importantes na disseminação do conhecimento científico, contribuindo para a vulgarização da ciência e o desenvolvimento cultural. Este trabalho, com foco no período entre 180 a.C. e o século XIX, explora marcos evolutivos dos museus, destacando como os museus científicos emergiram dos gabinetes de curiosidades e transformaram-se em museus enciclopédicos. Essas instituições acumulavam acervos não só científicos, mas também curiosos e fantásticos, expondo-os de forma organizada e sistemática, valorizando teorias, raridade e grandiosidade das peças.

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Biografia do Autor

Anna Claudia Amaral Juliace, Universidade Federal do Paraná

Aluna do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná. Brasil, Paraná e Curitiba.

 

Flávia Braga Araújo da Siulva, Comando Militar do Sul

Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Especialista em Gestão de Conteúdo Corporativo (ECM) pela Association for Information and Image Management - AIIM. Experiência na área de Museologia, com foco em organização, catalogação, documentação, conservação preventiva, elaboração e conferência de inventários, montagem de exposições e apoio a eventos culturais. Interesse pela área da Ciência da Informação com foco em Gestão Documental. Atualmente Museóloga do Comando Militar do Sul.

Camila Silveira da Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara (2006), Mestre (2009) e Doutora (2012) em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Atua no campo do Ensino de Ciências, em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, trabalhando com Divulgação Científica, Educação em Museus, Mulheres nas Ciências, Relação Ciência e Arte, Formação de Professores, Processos e Recursos Didáticos. Tem vasta experiência na curadoria e mediação de Exposições de Ciência, Tecnologia e Inovação. Coordena e integra a equipe de diversos projetos de extensão universitária, de divulgação científica e de pesquisa. Integrante da Rede de Divulgação Científica da UFPR, do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação - NAPI - "Paraná Faz Ciência" da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, da RELAPEQ (Rede Latino-americana de Pesquisa em Ensino de Química), do Instituto REDI (Respect, Equity, Diversity Inclusion) in STEM e da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas. Na Universidade Federal do Paraná, é Professora Adjunta do Departamento de Química; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI); Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências; Vice-Coordenadora do PROFQUI. Vice-Diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (Gestão 2024-2026; Gestão 2022-2024). Foi Coordenadora de Área do PIBID Química UFPR (2014-2018); Vice-Coordenadora dos Cursos de Graduação em Química UFPR (2018-2020); Representante Titular do Setor de Ciências Exatas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e no Conselho Universitário da UFPR (2019-2021) e Coordenadora do PROFQUI (2022-2024). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Divulgação Científica desde 2021.

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Publicado

2025-05-19

Como Citar

Juliace, A. C. A., Siulva, F. B. A. da, & Silva, C. S. da. (2025). MUSEUS DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE COLEÇÕES CIENTÍFICAS:: DE ALEXANDRIA AO SÉCULO XIX. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(3), 01–19. https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1889

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES NAS CIÊNCIAS HUMANAS: CONSTRUINDO SENTIDOS EM UM MUNDO EM TRANSIÇÃO

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