SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR

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DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1344

Palavras-chave:

Saúde., Educação Básica;, Ensino de Ciências.

Resumo

Neste trabalho exibe-se a análise de uma pesquisa de natureza qualitativa com metodologia do tipo pesquisa participante, que teve por objetivo desenvolver atividades educacionais relacionadas à saúde junto a alunos do Ensino Básico. Como problema de pesquisa tem-se: Como orientar para a prevenção quanto aos comportamentos de riscos que envolvem a temática saúde com alunos da Educação Básica? As atividades contidas em um fascículo pedagógico foram aplicadas e desenvolvidas com alunos de uma Escola Estadual localizada na Zona Rural do Estado do RS. Os dados foram produzidos a partir das gravações de áudios, registros em diário de bordo e relatórios. Neste manuscrito discute-se e analisa-se as atividades do fascículo pedagógico. Os dados obtidos trouxeram a importância de abordar com os alunos assuntos relacionados à saúde, comportamentos de risco e qualidade de vida, mostrando assim, que a escola pode ser um local propício para tratar destas temáticas.

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Biografia do Autor

Patricia da Silva Dias, Universidade Federal de Santa Maria

Professora nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ciências Agrárias, Orientadora Educacional da Rede Estadual de Ensino do RS; Curso Magistério - Nível Médio; Licenciatura Plena no Curso de Ciências Biológicas - Universidade Luterana do Brasil- ULBRA ; Licenciatura Plena no Curso de Educação do Campo- Ciências Agrárias - Instituto Federal Farroupilha - IFF; Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM ; Especialista em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação Escolar - UNOPAR; Cursando Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UNIPAMPA; Docente do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes- Caçapava do Sul; Docente do Curso de Ensino Médio Gaúcho da Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes- Caçapava do Sul.

Mara Elisângela Jappe Goi, Unipampa

Mara Elisângela Jappe Goi é Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ?Unijuí, Especialista em Neurociência e Desenvolvimento Humano pela Universidade LaSalle. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, nos cursos de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e Curso de Especialização em Gestão e Educação Ambiental, nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) da Unipampa e em Educação em Ciências pela UFRGS, com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID da Unipampa e atualmente é coordenador do Programa de Residência Pedagógica da Unipampa, campus Caçapava do Sul. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, Resolução de Problemas, Experimentação e processos de ensino e de aprendizagem em Ciências da Natureza.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Dias, P. da S., & Goi, M. E. J. (2024). SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(6), 01–26. https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1344

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