AÇÕES DO COLETIVO YACI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO FEMINISTA E EMANCIPADORA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1077

Palavras-chave:

Educação, Feminismo, Extensão, Coletivo

Resumo

Há uma demanda em relação à superação das desigualdades de gênero e, em nosso caso específico, dos diferentes grupos de mulheres. Com base nessa realidade, este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um Projeto de Extensão, realizado na Universidade Federal do Amazonas. Para a realização do projeto, foram oferecidos encontros com docentes, técnicos/as e discentes do Campus, além da organização de uma palestra sobre a temática para alunos(as) e demais sujeitos da comunidade do município de Coari. A efetivação dessas atividades buscou manter a troca de experiências nessa relação academia/município, promovendo a sororidade e combatendo violências que ainda se perpetuam na sociedade Amazonense. A partir da experiência realizada, considera-se que há resistências, além do desconhecimento sobre o tema, ocasionado pelas opressões da sociedade machista nos diversos espaços, acarretando numa opressão de gênero e preconceitos em torno do Feminismo.

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Biografia do Autor

Flávia Fernanda Santos Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, Campus Icet/Itacoatiara. Doutora em Educação pelo programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Pertenceu a linha de pesquisa: Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais na UFMG. Pertenceu a linha de pesquisa: Educação ,Política e Praxis Educativas na UFRN, que desenvolve estudos e pesquisas sobre as políticas de educação básica, contemplando os eixos: educação e trabalho; gestão , políticas de formação de professores e gestores. Atualmente é Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED) da UFAM. Atua principalmente nas seguintes áreas: Políticas Educacionais, Gestão, Sociologia da Educação, Ensino Fundamental, Infraestrutura escolar e Avaliação externa. Estuda e tem interesse em demais áreas : Educação Étnico Racial, Educação Patrimonial, e Feminismo.

Alessandra Araújo da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Saúde Pública pela Fiocruz/Amazônia. Professora do curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia ISB, da Universidade Federal do Amazonas

Ananda Maria Pinto Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Especialista em Gestão da Saúde Mental (PROMINAS). Psicóloga Social e Comunitária no Instituto de Saúde e Biotecnologia ISB, da Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

2024-05-31

Como Citar

Silva, F. F. S., Silva, A. A. da, & Gomes, A. M. P. (2024). AÇÕES DO COLETIVO YACI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO FEMINISTA E EMANCIPADORA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1077

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