PERSPECTIVAS INTEGRADAS

ESPORTE, LAZER E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NO MEIO ABERTO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1330

Palavras-chave:

Intersetorialidade, Políticas Públicas, Adolescentes, Discurso do Sujeito Coletivo, Análise de Conteúdo

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre esporte, lazer e medidas socioeducativas em meio aberto, como “Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida”, a partir de entrevistas com profissionais dos “Centro de Referência Especializados da Assistência Social” em cidades dos Campos Gerais no Paraná. Utilizou-se a “Análise de Conteúdo” de Bardin, a abordagem de Quivy e Campenhoudt, e o “Discurso do Sujeito Coletivo” de Lefèvre e Lefèvre como metodologias. Identificou-se que o esporte e o lazer desempenham um papel fundamental nas medidas socioeducativas. A intersetorialidade foi destacada como crucial para superar a fragmentação das políticas públicas, permitindo a colaboração entre diferentes setores. A análise das respostas dos profissionais revelou que existe uma representação social quanto a falta de atividades de esporte e lazer, e a dificuldade de comunicação entre os serviços (Assistência Social, Saúde e Educação), principais desafios, diagnosticados, destacando que há apenas esporte e lazer no ambiente escolar e a insuficiência da prática da intersetorialidade como aspecto crítico para aprimorar as medidas socioeducativas. Conclui-se que políticas públicas bem geridas e a colaboração entre diferentes setores são essenciais para promover a inclusão social e o desenvolvimento integral dos adolescentes em conflito com a lei.

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Biografia do Autor

Diana Galone Somer, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bolsista da CAPES.

Alfredo Cesar Antunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Ciências do Esporte/Educação Física pela UNICAMP, pós-doutorado em Psicologia Social pela UERJ (Bolsa Fundação Araucária/Pr). Professor associado do Departamento de Educação Física e professor permanente do Programa Interdisciplinar de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Constantino Ribeiro de Oliveira Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação Física (Estudos do Lazer) pela UNICAMP, Professor Adjunto do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

Somer, D. G., Antunes, A. C., & Oliveira Junior, C. R. de. (2025). PERSPECTIVAS INTEGRADAS: ESPORTE, LAZER E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NO MEIO ABERTO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(2), 01–25. https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1330

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