LIBERALISMO CLÁSSICO E CAPITAL HUMANO

O ACESSO À EDUCAÇÃO COMO CRITÉRIO DE LIBERDADE

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DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1302

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Capital Humano, Educação, Liberdade Individual, Liberalismo Político

Resumo

O liberalismo clássico e o capital humano são duas teorias que, embora distintas, possuem a capacidade de se complementar de forma significativa, exercendo um papel fundamental no desenvolvimento de uma sociedade, com a premissa de que indivíduos não tenham as suas liberdades privadas ou negligenciadas, especialmente a liberdade de acesso à educação. Neste sentido, com base em uma pesquisa bibliográfica, propõe-se contextualizar os processos históricos dessas duas correntes teóricas e explorar sua relação e legitimação no desenvolvimento econômico, humano e social de um país. Enquanto o liberalismo estabelece os princípios e as instituições que promovem a liberdade individual e a prosperidade econômica, o capital humano fortalece as capacidades técnicas, cognitivas e intelectuais. Quando combinados, esses elementos podem criar uma base sólida para o desenvolvimento humano e a melhoria do bem-estar coletivo. Compreende-se que o capital humano desempenha um papel crucial na implementação e no sucesso de uma economia de mercado baseada nos ideais do liberalismo clássico, cujo fulcro reside na salvaguarda da Liberdade Individual.

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Biografia do Autor

Taís Regina Costa, Universidade Federal Da Fronteira Sul

Aluna do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 

Sara Almeida, Universidade Federal da Fronteira Sul

Aluna do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Costa, T. R., & Almeida, S. (2025). LIBERALISMO CLÁSSICO E CAPITAL HUMANO: O ACESSO À EDUCAÇÃO COMO CRITÉRIO DE LIBERDADE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(1), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1302

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