ANIMAÇÃO ATÔMICA

DESCOBRINDO O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ANIMAÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Visualizações: 60

Autores

  • Michele Batista dos Santos Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0003-2179-5335
  • Estéfano Vizconde Veraszto Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1293

Palavras-chave:

Filme, Livro, Inteligência Artificial

Resumo

Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de um filme de animação educacional utilizando duas inteligências artificiais (IA): Eleven Labs e Adobe Express. O filme foi baseado no livro infantil intitulado “Os Outros Somos Nós”, elaborado como parte de uma dissertação de mestrado do autor com o objetivo de promover a compreensão de conceitos químicos, especialmente sobre radiação, no ensino educacional. Os Outros Somos Nós" foi desenhado seguindo os três eixos propostos por Káplun para a criação de materiais didáticos: o eixo conteúdo (que visa transmitir informações), o eixo disciplina (que leva em consideração as características e necessidades dos alunos) e o eixo de organização (que define a estrutura e sequência do material). O trabalho busca tornar o aprendizado de conceitos complexos de química mais acessível e envolvente para os alunos, utilizando uma abordagem narrativa e lúdica. No processo de adaptação ao formato de animação, o AI Eleven Labs e o Adobe Express desempenharam papéis cruciais. O Eleven Labs foi utilizado para auxiliar na criação de roteiros e geração de diálogos, enquanto o Adobe Express contribuiu na produção de elementos visuais e animações. A combinação dessas tecnologias permitiu a criação de um filme de animação de alta qualidade, com conteúdo educacional sólido e visualmente atrativo. O resultado final é um recurso educacional inovador que utiliza as vantagens da IA ​​para tornar o aprendizado de química mais dinâmico e envolvente. O filme de animação baseado no livro “Os Outros Somos Nós” representa uma nova abordagem ao ensino de ciências, integrando eficazmente a tecnologia e a narração de histórias para estimular o interesse e a compreensão dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Batista dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Aluna do doutorado do Programa de Pós-graduação de Educação, da Universidade Estadual de Campinas

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos

Físico e Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas com estágio na Universidade Complutense de Madrid. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Pós-doutor em Educação pela UNESP (Educação Inclusiva) e UNICAMP (Ambientes Digitais Interativos). Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e em Indicadores e Estatísticas Educativas. Líder do Laboratório de Tecnologias e Inclusão, LABINTEC. Docente no Programa de Pós-graduação em Educação e colaborador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

ADOBE EXPRESS. Disponível em: https://express.adobe.com. Acesso em: 18 dez. 2024.

ONZE LABORATÓRIOS.Disponível em: https://onzelaboratorios.com.br. Acesso em: 18 dez. 2024.

CANVA. Disponível em: https://www.canva.com. Acesso em: 18 dez. 2024.

CAMPOS, L. C. de S.Cinema e Educação na construção da identidade: a partir dos discursos do cotidiano escolar. AVANÇA | CINEMA, 24 dez. 2020. Disponível em: https://avancacinema.com.br. Acesso em: 18 dez. 2024.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011 [1984].

KAPLÚN, G.Material educativo: a experiência de aprendizagem. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 27, p. 46-60, maio/ago. 2003.

LEE, Kai Fu. Superpoderes da IA: China, Vale do Silício e a nova ordem mundial. SL: Mariner Books, 2019.

PIXABAY. Disponível em: https://www.pixabay.com. Acesso em: 18 dez. 2024.

RUSSELL, Stuart. Inteligência artificial a nosso favor: como manter o controle sobre a tecnologia. 1. ed. [S.l.]: Companhia das Letras, 2021.

RUSSELL, Stuart J. et al. Inteligência artificial: uma abordagem moderna. Madri: Pearson Educación, 2011.

SANTOS, Michele Batista dos; CRUZ, Isabella Maria Buoro da; VERASZTO, Estéfano Visconde. Ensino de ciências da natureza e matemática para deficientes visuais: um levantamento bibliográfico dos últimos quinze anos. In: EVENTO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA - EVEQ, 17., 2019, Araraquara. Anais.... Araraquara: EVEQ, 2019. p. 1-10.

SANTOS, Michele Batista dos. Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual. 2021. 129 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, [S.l.], 2021.

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Santos, M. B. dos, & Veraszto, E. V. (2024). ANIMAÇÃO ATÔMICA: DESCOBRINDO O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ANIMAÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(6), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1293

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.