CURRÍCULO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

UM OLHAR PARA O SISTEMA DE ENSINO DO TOCANTINS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1714

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, BNCC, DCT, LBI, Inclusão

Resumo

O objetivo do artigo a seguir é apresentar reflexões acerca da Educação Especial na perspectiva inclusiva no Documento Curricular do Tocantins (DCT) e na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A educação para os alunos e alunas com deficiência ao longo dos anos passou do campo assistencial e médico para o campo educacional. Esse é um processo que vem sendo construído paulatinamente e contemplado pela legislação educacional brasileira e pelos marcos internacionais. Neste trabalho abordam-se aspectos gerais sobre o método de pesquisa bibliográfica e documental, a fim de analisar como a Educação Especial na perspectiva inclusiva está sendo tratada no DCT, que foi elaborado seguindo as diretrizes da BNCC, que trata do Estatuto da Pessoa com Deficiência (LBI). Após examinar os dados, fica evidente que a BNCC trata a Educação Especial na perspectiva inclusiva, de maneira frágil, o que também ocorre no DCT. A reflexão convida os leitores a aprofundar pesquisas sobre o cenário educacional atual e a ponderar sobre as instabilidades e transformações associadas às perspectivas de inclusão, considerando questões cruciais para sua efetivação.

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Biografia do Autor

Diego Monteiro de Queiroz, Universidade Federal do Tocantins

Aluno do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Katia Gonçalves Dias, Universidade Federal do Tocantins

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Marilene da Silva Moura, Universidade Federal do Tocantins

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Janeisi de Lima Meira, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Queiroz, D. M. de, Dias, K. G., Moura, M. da S., & Meira, J. de L. (2024). CURRÍCULO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM OLHAR PARA O SISTEMA DE ENSINO DO TOCANTINS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1714

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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