POLÍTICAS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.645

Palavras-chave:

Instituto Federal do Paraná, Educação Inclusiva, Políticas Públicas para Educação, Pessoa com Deficiência

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão narrativa de literatura acerca das políticas de educação inclusiva para pessoas com deficiência nos IFPR. Foram consultados, ao todo, 12 trabalhos, dentre os quais artigos, dissertações de mestrado e teses de doutoramento indexados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Scientific Electronic Library Online (Scielo). A discussão foi estruturada considerando as políticas de cotas, os indicadores do Censo Escolar, as condições socioemocionais dessa população e em cinco dimensões temáticas no contexto do IFPR. Os resultados encontrados apontam que há um desencontro entre as políticas públicas instituídas e o que o IFPR tem feito ao longo dos anos para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, ao mesmo tempo que propõe uma política difusa que inclui, também negligencia ou nega a inclusão em um cenário no qual alguns obstáculos já foram superados embora outros ainda necessitem avançar, indicando a necessidade de se envolver um compromisso de todos em uma educação para todos.

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Biografia do Autor

Antonio Soares Júnior da Silva, Universidade de Coimbra

Dotorando em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL; Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Nova Serrana - FANS (2007); Graduado em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (2004); Graduado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs/Niagara College - Canadá (2014); Tem interesse em pesquisas sobre educação profissional e tecnológica, educação inclusiva, tecnologias educacionais, meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento. Participou do Programa Ciência sem Fronteiras, através do qual fez intercâmbio no Niagara College Canadá, onde desenvolveu atividades de pesquisa e estágio na área de analise sensorial de vinhos. Atualmente, é Professor ETTT, atuando no Colegiado de Pedagogia, campus Palmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná.

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) Professor do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale .

António Gomes Ferreira, Universidade de Coimbra

Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra.

Gabriel Grabowski , Universidade Feevale

 Professor pesquisador da Universidade Feevale. Doutorado (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

 

 

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Silva, A. S. J. da, Santos, E. R., Ferreira, A. G., & Grabowski , G. (2024). POLÍTICAS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 160–181. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.645

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar

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