EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO:

FOMENTO AO MOVIMENTO STEAM

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.979

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação integral, Tempo integral, Movimento STEAM, Mato Grosso

Resumo

Este artigo apresenta práticas relacionadas ao movimento STEAM – Science (Ciência), Tecnology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Art (Arte) e Math (Matemática) – no contexto do Novo Ensino Médio na rede estadual de Mato Grosso. Analisa-se as possibilidades e desafios do movimento STEAM para o engajamento juvenil na educação integral em tempo integral. Por meio do levantamento bibliográfico, documental, aplicação de questionário e análise dos dados via ciclo de políticas, nota-se que se materializam inovações na prática, visando maior envolvimento dos jovens, embora seja preciso considerar a participação do setor privado intitulado sem fins lucrativos na sua operacionalização. A efeito deste artigo, os resultados encontrados apontam que: a maior parte dos sujeitos considera que ocorreram formações específicas na rede estadual sobre o Novo Ensino Médio; parte significativa dos gestores declarou conhecer o movimento STEAM, enquanto o dado dos docentes mostrou que, dos 13 sujeitos, 06 asseveram desconhecê-lo. A maioria identificou que a escola já desenvolveu ou desenvolve alguma ação, atividade ou projeto STEAM e, quanto ao formato, a maioria informou que isso ocorreu por meio de disciplinas eletivas, seguida de projeto interdisciplinar. Lança-se o repto a que se compreenda a sustentação da reforma do Ensino Médio em Mato Grosso.

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Biografia do Autor

Waleska Gonçalves de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT). Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT).

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Associado IV do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-doutorando na California State Polytechnic University - Pomona, em Computer Information System no College of Business Administration.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Lima, W. G. de, Casagrande, A. L., & Maciel, C. (2024). EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO: : FOMENTO AO MOVIMENTO STEAM. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–20. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.979

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

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