CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS EM SAÚDE

UM ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA

Visualizações: 49

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1709

Palavras-chave:

Jogos, Validação, Promoção da Saúde

Resumo

A proposta de promoção da saúde enfatiza a importância da educação, indo além da mera transmissão de conhecimento, buscando a integralidade da saúde. O uso de jogos emerge como uma ferramenta para transformar a abordagem educativa na promoção da saúde, já que o elemento lúdico gera uma aprendizagem eficaz e a transferência de conhecimento para a realidade. Este estudo de revisão aborda a construção e validação de jogos de tabuleiro e cartas como recursos para a promoção da saúde. As questões orientadoras da pesquisa incluem as etapas de criação e validação de jogos educativos na área da saúde, os tipos de jogos desenvolvidos e para qual público se destinam. A pesquisa destaca a relevância desses estudos, especialmente no cenário atual, ressaltando a importância do uso de jogos de tabuleiro e cartas como ferramentas promotoras da saúde e educacionais. Portanto, a pesquisa destaca a importância dos jogos como uma abordagem eficaz e abrangente para a promoção da saúde, envolvendo o bem-estar.

Downloads

Biografia do Autor

Juliana de Castro Prado, Unicesumar

Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade Paulista (Unesp) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Promoção da saúde pela Universidade Unicesumar.

Regiane da Silva Macuch, Unicesumar

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, da Universidade Unicesumar

Rute Grossi Milani, Unicesumar

Professora Doutora, orientadora do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, da Universidade Unicesumar

Referências

ALENCAR, N.E. S. Construção e validação de jogo educativo sobre sexualidade para adolescentes. Revista Cuidarte, Colômbia, v. 14, n.1, p.1-12, 2023.

AMADOR, D.D.; MANDETTA, L.A. Desenvolvimento e validação de um jogo de tabuleiro para crianças com câncer. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 35, n.1, p. 1-8, 2022.

ANTUNES et al. Ciclo criativo de jogos colaborativos: um método para criação de jogos educativos. Holos, ano 34, v. 02, 2018.

BELLAN, M.C. et al. Revalidação de jogo para ensino da medida auscultatória de pressão arterial: estudo-piloto. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 70, n. 6, p. 1159-1168, abril 2017.

BERNARDI, C.S.; ARGENTA, C.; ZANATTA, E.A. Id jog cuidador em ação: desenvolvimento de jogo de tabuleiro para cuidadores informais de idosos. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. 1-7, 2023.

BRASIL. Governo do Brasil. Portal Capes. [2023]. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br. Acesso em: 29 nov. 2023.

CARVALHO, Isabelle Christine Nunes de et al. Tecnologia educacional: A enfermagem e os jogos educativos na educação em saúde. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, e18710716471, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16471. Acesso em: 26 nov. 2024.

CLEOPHAS, M.G. et al. Afinal de contas, é jogo educativo, didático ou pedagógico no ensino de química/ciências? Colocando os pingos nos "is". In: Cleophas, Marcelo G.; Soares, Maria Helena F. B. (org.). Didatização lúdica no ensino de química/ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2018.

COSTA, D.A.C. et al. Enfermagem e a Educação em Saúde. Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás "Candido Santiago", v. 6, n. 3, 2020.

D'AVILA, C.G. Construção e validação de jogo educativo para gestantes. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 1-8, fev. 2018.

DEMPSEY, P.A.; DEMPSEY, A.D. Using nursing research. 5th ed. Philadelphia: Lippincott, 1996.

DINIZ, J.L. et al. Development and testing of the Prev’Quedas game for older adults in the community: a descriptive study. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 75, n. 4, p. 1-8, 2022.

DUTRA, B.D. et al. Validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 74, n. 6, p. 1-8, janeiro. 2021.

FAUSTINO, Vinicius Lima; SANTOS, Giulia Brambillo dos; AGUIAR, Patricia Melo. É brincando que se aprende! Uso de jogos educativos como estratégia na construção do conhecimento em Assistência Farmacêutica. Interface (Botucatu), v. 26, 2022. DOI: 10.1590/interface.210312.

FARIA, E.L. de et al. Cuidado em saúde mental: uma reflexão da assistência às pessoas em sofrimento psíquico na atualidade. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, 2021.

FEITOSA, M.C.R.; STELKO-PEREIRA, A.C.C.; MATOS, K.J.N. Validation of Brazilian educational technology for disseminating knowledge on leprosy to adolescents. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 72, n. 5, p. 1333-1340, 2019.

FERNANDES, C.S. Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 33-37, nov. 2016.

FERNANDES, C.S.; ANGELO, M.; MARTINS, M.M. Giving Voice to Caregivers: a game for family caregivers of dependent individuals. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 52, n. 1, p. 1-8, 2018.

FERREIRA et al. Educação em saúde sobre alimentação saudável na terceira idade por meio da utilização de um jogo de dominó. Anais do V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), Universidade Federal do Pará – 8 a 11 de novembro de 2016.

FREITAS, J.M.G.; SAMPAIO, K.R.; MARTINS, A.K. de L. Validação do jogo educativo positivamente para prevenção do abuso de drogas por adolescentes escolares. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 21, n. 1, p. 1-9, maio 2022.

FUNDAÇÃO CAPES. WebQualis 3.0. 2008. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/manual-webqualis-3-pdf. Acesso em: 29 nov. 2023.

GIAXA, A.C.M. et al. A utilização do jogo como recurso terapêutico no processo de hospitalização da criança. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, vol. 22, no. 1, Rio de Janeiro, Jan./Jun. 2019.

KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2021.

HOWICK, Jeremy; CHALMERS, Iain; GLASZIOU, Paul; GREENHALGH, Trish; HENEGHAN, Carl; LIBERATI, Alessandro;

MOSCHETTI, Ivan; PHILLIPS, Bob; THORNTON, Hazel; GODDARD, Olive; HODGKINSON, Mary. The Oxford 2011 Levels of Evidence. Oxford Centre for Evidence-Based Medicine (OCEBM). Disponível em: https://www.cebm.net/wp-content/uploads/2014/06/CEBM-Levels-of-Evidence-2.1.pdf. Acesso em 29 dov. 2024.

MACIEL FERREIRA, J.E. de S. et al. Avaliação de um jogo educacional sobre saúde cerebrovascular para pessoas com doenças crônicas: estudo quase experimental. Avances em Enfermaría, Colombia, v. 40, n. 2, p. 283-295, 2022.

MAGALHÃES, C.R. O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 11, n. 23, p. 647-654, 2007.

MARIANO, M.R. et al. Jogo educativo na promoção da saúde de adolescentes: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 15, n. 1, p. 265-273, 2013.

MCGONIAL, J. A realidade em jogo: Por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Rio de Janeiro, RJ: Editora Bestseller, 2012.

MELO, P.O.C. et al. Jogo de tabuleiro como dispositivo de informação sobre HIV/AIDS para idosos. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 27, n. 1, p. 1-13, 2022.

MOREIRA, A.P. de A. et al. Jogo educativo de administração de medicamentos: um estudo de validação. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 67, n. 4, p. 528-534, 2014.

NASCIMENTO, G.C.M.; COMIN, F.S. A Revelação da homossexualidade na família: Revisão integrativa da literatura científica. Temas em Psicologia, v. 26, n. 3, p. 1527–1541, 2018.

OLYMPIO, P.C.P.; ALVIM, N.A.T. Board games: gerotechnology in nursing care practice. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, n. 2, p. 818-826, ago. 2018.

OMS. Relatório mundial de saúde: trabalhando juntos pela saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde,OMS,2007. Disponível em: <http://www.opas.org.br/mostrantp.cfm?codigodest=586>. Acesso em: 7 jan 2024.

ORLANDI, E.P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 11 ed. Campinas, SP: Pontes, 2013.

OXFORD CENTRE FOR EVIDENCE-BASED MEDICINE. Levels of evidence. Oxford, 2009. Disponível em: https://www.cebm.net/2009/06/oxford-centre-for-evidence-based-medicine-levels-of-evidence/. Acesso em: 29 nov. 2024.

PIRES, M. R. G. M., et al. (IN)DICA-SUS: estratégia lúdica na aprendizagem sobre o Sistema Único de Saude. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 22, n. 2, p. 379–388, abr. 2013.

PONCE, L.G.; RIBEIRO, D.P. de S.A. O caso Maura: o uso de mediadores dialógicos no setting analítico. Cadernos de Psicanálise (CPRJ), Rio de Janeiro, v. 39, n. 37, p. 151-167, 2017.

RANYERE, J.; MATIAS, N. C. F. A Relação com o Saber nas Atividades Lúdicas Escolares. Psicologia: Ciência e Profissão 2023 v. 43, e252545, 1-13.

REZENDE, L.N.; SÁ, A.V.M. de. O jogo do xadrez e a aprendizagem lúdica para adolescentes em ambiente socioeducativo. Revista de Educação PUC-Campinas, vol. 21, núm. 2, pp. 221-229, 2016. MARIANO, M.R. et al. Jogo educativo na promoção da saúde de adolescentes: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 15, n. 1, p. 265-273, 2013.

RIBEIRO, C. et al. Os Jogos e Educação Popular em Saúde: uma revisão bibliográfica dos jogos educativos no contexto da pandemia da Covid-19. Revista Práxis, v. 14, n. 27, julho de 2022.

ROSA, R. dos S. et al. Recursos didáticos-pedagógicos na promoção da educação popular em saúde. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2004.

RUMOR, P.C.F. et al. Programa Saúde na Escola: potencialidades e limites da articulação intersetorial para promoção da saúde infantil. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. 3, p. 116-128, 2022.

SACKETT, D. L.; ROSENBERG, W. M.; GRIMSHAW, J. M.; HAYNES, R. B.; RICHARDSON, W. S. Evidence-based medicine: what it is and what it isn’t. BMJ, [S.l.], v. 312, n. 7023, p. 71-72, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj.312.7023.71. Acesso em: 28 nov. 2024.

SANTOS, William de Souza. PAJDE: Um modelo avaliativo para jogos digitais educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, CINTED/UFRGS, p. 101, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.121192. Acesso em: 28 nov. 2024.

SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Regras do jogo: Fundamentos do design de jogos. São Paulo – SP: Blucher, Volume 1, 2012.

SEIXAS, G.E.C. et al. Jogo de tabuleiro sobre estilo de vida saudável para pessoas com doença arterial coronariana. Texto Contexto Enfermagem, Santa Catarina, v. 32, n.1, p. 1-13, 2023.

SILVA, A.G.C. da et al. Avaliação de um jogo de tabuleiro para controle de ansiedade em adolescentes escolares. Revista Enfermagem Atual in Derme, Rio de Janeiro, v. 97, n. 2, p. 1-14, 2023.

SILVA, A.K.C. da et al. Construção e validação de jogo educativo para adolescentes sobre amamentação. Revista Baiana de Enfermagem, Bahia, v. 31, n. 1, p. 1-10, 2021.

SILVEIRA, R.C.C.P. O cuidado de enfermagem e o cateter de Hickman: a busca de evidências. Dissertação de mestrado. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, 2005.

SOARES, C.B. et al. Revisão integrativa: O que é e como fazer. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, v. 8, n. 1, p. 102–106, 2010. PACKE, A.L. et al. SciELO: uma metodologia para publicação eletrônica. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 109-121, 1998.

OLIVEIRA, Rebeca Nunes Guedes de; GESSNER, Rafaela; SOUZA, Vânia; FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da. Limites e possibilidades de um jogo online para a construção de conhecimento de adolescentes sobre a sexualidade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 8, p. 2545-2553, ago. 2016.

TINÔCO, J.D. et al. Jogo Enfermeiro Diagnosticador para ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem: estudo quase-experimental. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 36, n.1, p. 1-9, 2023.

VALENTIM, J.C. de P. et al. ConheceDOR: desenvolvimento de um jogo de tabuleiro para educação moderna em dor para pessoas com dor musculoesquelética. Brazilian Journal of Pain, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 166-175, 2019.

VASCONCELOS, C. M. R. et al. Estudo de intervenção com escolares utilizando jogo de cartas “o enigma da pirâmide’’ sobre alimentação saudável. Cogitare Enfermagem, v. 27, p. e81354, 2022.

WINNICOTT, D.W. Da dependência à independência no desenvolvimento do indivíduo. In: WINNICOTT, Donald W. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.

YONEKURA, T.S.; SOARES, C.B. The Educative Game as a Sensitization Strategy for the Collection of Data with Adolescents. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 18, n. 5, p. 968-974, 2010.

Downloads

Publicado

2025-03-26

Como Citar

Prado, J. de C., Macuch, R. da S., & Milani, R. G. (2025). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(2), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1709

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.