UMA BREVE ABORDAGEM SOBRE PROCEDIMENTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E HABILIDADES INTERPESSOAIS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1192

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Tecnologia no Ensino, Enducação em Engenharia Civil, Habilidades Sociais e Pessoais

Resumo

Com a intenção de despertar o interesse dos estudantes e posicioná-los como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, tem-se investido cada vez mais na implementação de novas abordagens pedagógicas. Além das competências técnicas e acadêmicas, é essencial que os alunos desenvolvam habilidades sociais e pessoais, conhecidas como soft skills. Neste contexto, este estudo objetiva explorar diferentes metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e enfatizar a relevância das habilidades interpessoais na formação de engenheiros civis. Ademais, conceitos relacionados ao uso de tecnologias e suas contribuições para o avanço da educação são discutidos. A metodologia utilizada consiste na elaboração de uma fundamentação teórica embasada em pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se, com esta pesquisa, que a aplicação de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, aliadas ao uso da tecnologia, pode aumentar a motivação dos alunos, facilitar a compreensão dos conteúdos de engenharia civil e promover seu protagonismo no processo de aprendizado, fator essencial para sua formação. Enfatiza-se, também, a relevância das soft skills, habilidades interpessoais e comportamentais fundamentais para a empregabilidade no mercado de trabalho contemporâneo. Essas competências têm se tornado cada vez mais valorizadas pelas empresas, que buscam profissionais capazes de se adaptar e colaborar em ambientes dinâmicos e desafiadores.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio Farani de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Doutor do Curso de Engenharia Civil Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Apucarana Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PCV da Universidade Estadual de Maringá.

 

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Souza, L. A. F. de. (2024). UMA BREVE ABORDAGEM SOBRE PROCEDIMENTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E HABILIDADES INTERPESSOAIS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(6), 01–23. https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1192

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