EVASÃO E REPROVAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESCOLA NORMAL SUPERIOR DA UEA

DESAFIOS E PERSPECTIVAS

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Autores

  • Rosilene Gomes da Silva Ferreira Universidade do Estado do Amazonas
  • Hileia Monteiro Maciel Cabral Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0003-2748-6314
  • Jéssica da Cruz Chagas Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1646

Palavras-chave:

Ensino Superior, Evasão Escolar, Reprovação, Desistência, Retenção

Resumo

A graduação tornou-se amplamente acessível para a população em geral por meio dos programas universitários oferecidos pelo governo federal. No entanto, o aumento na busca por cursos de nível superior também trouxe à tona um problema preocupante: o elevado número de desistências, retenções e reprovações. Focando especificamente na evasão universitária, um fenômeno ainda mais particular e problemático é a evasão nos cursos de licenciatura. O objetivo deste estudo é analisar os fatores que levam à evasão e reprovação dos alunos nos Cursos de Licenciatura da Escola Normal Superior (ENS). A metodologia adotada é qualitativa, com abordagem descritiva. O universo da pesquisa abrange os Cursos de Licenciatura na modalidade presencial da Escola Normal Superior. Os resultados parciais indicam que, entre um total de 929 alunos evadidos no período de 2015 a 2019, os cursos com os maiores índices de evasão foram Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (25,1%), Geografia (24,6%), Ciências Biológicas (21,2%) e Matemática (21,0%), enquanto Pedagogia apresentou o menor índice de evasão, com 7,8%. Os dados revelam a necessidade urgente de implementar ações coordenadas entre gestores, professores e estudantes para promover a permanência dos alunos nos cursos de Licenciatura da Escola Normal Superior.

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Biografia do Autor

Rosilene Gomes da Silva Ferreira, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (PPGBIOTEC/UFAM). Professora na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Hileia Monteiro Maciel Cabral, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC). Professora na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Jéssica da Cruz Chagas, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (PPGECIM/UFAM). Professora na Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

Ferreira, R. G. da S., Cabral, H. M. M., & Chagas, J. da C. (2024). EVASÃO E REPROVAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESCOLA NORMAL SUPERIOR DA UEA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS . Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–15. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1646

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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