PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

CONHECIMENTO DA PORTARIA Nº 82/22 POR PARTE DOS RESIDENTES DO NÚCLEO GEOGRAFIA

Visualizações: 27

Autores

  • Joao Pedro da Rosa Ribeiro Universidade Federal do Pampa
  • Marco Antonio Almeida Assumpção Universidade Federal do Pampa
  • Melissa da Rosa Ribeiro Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.1536

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação, Programa Residência Pedagógica, Núcleo Geografia, Formação de Professores

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi uma política pública de formação de professores. Houveram três edições desta política pública, sendo a primeira em 2018, a segunda em 2020 e derradeira, em 2022. Cada etapa durou 18 meses e visou a formação de graduandos que estivessem cursando licenciaturas a partir do quinto semestre. Os atores desta policy são: Coordenador Institucional, Docente Orientador, Preceptor e Residentes. Uma das instituições de ensino superior comtempladas com o PRP, foi a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na qual centra-se este estudo. Este trabalho, tem seu foco na edição de 2022, na qual foi pautada pela Portaria Nº 82. No referido documento, pode-se encontrar o regramento da política em questão. Desta forma, o objetivo deste trabalho é investigar o que conhecem os Residentes do Núcleo Geografia sobre a Portaria Nº 82, no que tangem suas atribuições. Como coleta de dados, foi utilizada a aplicação de questionários e para a compreensão das respostas, aplicou-se a análise de conteúdo. Como resultados, pode-se observar que dos 14 Residentes respondentes, 11 desconhecem e 3 conhecem a Portaria Nº 82. Além disso, 8 não conhecem, 4 identificam parcialmente e 2 afirmam saber de suas atribuições

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joao Pedro da Rosa Ribeiro, Universidade Federal do Pampa

Aluno do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa.

Marco Antonio Almeida Assumpção, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Pampa.

Melissa da Rosa Ribeiro, Universidade Federal do Pampa

Discente do Curso de Bacharelado em Direito Universidade Federal do Pampa.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Edital Nº 06/2018. Ministério da Educação: Brasília, 2018. Disponível: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf Acesso em: jan. 2024.

BRASIL. Edital Nº 01/2020. Ministério da Educação: Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf Acesso em: jan. 2024.

BRASIL. Edital Nº 24/2022. Ministério da Educação: Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/29042022_Edital_1692979_Edital_24_2022.pdf Acesso em jan. 2024.

BRASIL. Portaria Nº 82/2022. Ministério da Educação: Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Portaria_1691648_SEI_CAPES___1689649___Portaria_GAB_82.pdf Acesso em: jan. 2024.

FARIA, Juliana Batista; PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? R. Educ. Públ. Cuiabá v. 28 n. 68 p. 333-356, mai.-ago., 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8393 Acesso em: 10 set. 2023.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro da; CRUZ, Shirleide Pereira. A Residência Pedagôgica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai.-ago. 2018.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Como Citar

Ribeiro, J. P. da R., Assumpção, M. A. A., & Ribeiro, M. da R. (2024). PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONHECIMENTO DA PORTARIA Nº 82/22 POR PARTE DOS RESIDENTES DO NÚCLEO GEOGRAFIA. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 4(1), 01–14. https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.1536

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.