PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
CONHECIMENTO DA PORTARIA Nº 82/22 POR PARTE DOS RESIDENTES DO NÚCLEO GEOGRAFIA
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https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.1536Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação, Programa Residência Pedagógica, Núcleo Geografia, Formação de ProfessoresResumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi uma política pública de formação de professores. Houveram três edições desta política pública, sendo a primeira em 2018, a segunda em 2020 e derradeira, em 2022. Cada etapa durou 18 meses e visou a formação de graduandos que estivessem cursando licenciaturas a partir do quinto semestre. Os atores desta policy são: Coordenador Institucional, Docente Orientador, Preceptor e Residentes. Uma das instituições de ensino superior comtempladas com o PRP, foi a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na qual centra-se este estudo. Este trabalho, tem seu foco na edição de 2022, na qual foi pautada pela Portaria Nº 82. No referido documento, pode-se encontrar o regramento da política em questão. Desta forma, o objetivo deste trabalho é investigar o que conhecem os Residentes do Núcleo Geografia sobre a Portaria Nº 82, no que tangem suas atribuições. Como coleta de dados, foi utilizada a aplicação de questionários e para a compreensão das respostas, aplicou-se a análise de conteúdo. Como resultados, pode-se observar que dos 14 Residentes respondentes, 11 desconhecem e 3 conhecem a Portaria Nº 82. Além disso, 8 não conhecem, 4 identificam parcialmente e 2 afirmam saber de suas atribuições
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