A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA) DO GOVERNO DE JAIR BOLSONARO

PRESSUPOSTOS CONCEITUAIS E REFLEXÕES CRÍTICAS

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Autores

  • Tayany Vieira da Silva Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v4i3.1759

Palavras-chave:

Política Nacional de Alfabetização, Caráter antidemocrático, Abordagem cognitiva, Método fônico

Resumo

O artigo se propõe a apresentar e fazer reflexões críticas sobre a Política Nacional de Alfabetização (PNA) instituída no governo de Jair Messias Bolsonaro. Será apresentada desde a construção desta política e os sujeitos que fizeram parte dela até todos os documentos normativos referentes a PNA, como o decreto que a instituiu - o 9765/2019 – e todos os documentos que estão disponíveis na plataforma do MEC (Ministério da Educação). Com o objetivo de contribuir para que esta análise não seja meramente descritiva, também será destacado neste momento as contribuições realizadas por autores de referência sobre esta política e suas normas estabelecidas. Com isso serão abordados não só os fundamentos legais, mas também as concepções metodológicas defendidas nesta política, desvelando assim o viés ideológico que existe por trás dela. A metodologia do estudo inclui análise documental dos decretos e de documentos da PNA assim como também o suporte bibliográfico dos autores de referência. Os resultados apontam para o caráter antidemocrático e a desconsideração de práticas pedagógicas já determinadas no Brasil, favorecendo uma abordagem cognitiva, com foco no método fônico e na educação baseada em evidências científicas.

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Biografia do Autor

Tayany Vieira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Silva, T. V. da. (2024). A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA) DO GOVERNO DE JAIR BOLSONARO: PRESSUPOSTOS CONCEITUAIS E REFLEXÕES CRÍTICAS. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 4(3), 01–12. https://doi.org/10.56579/verum.v4i3.1759

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