O NOVO ENSINO MÉDIO E O NEOLIBERALISMO

A EDUCAÇÃO DENTRO DA LÓGICA CAPITALISTA

Visualizações: 644

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.770

Palavras-chave:

Capitalismo, Educação, Neoliberalismo, Novo Ensino Médio

Resumo

Com a reforma do Novo Ensino Médio, se observou diversos aspectos problemáticos em sua formulação e na maneira como foi aprovada em 2017. Além disso, em sua estrutura e parâmetros, se observou diversos traços da ideologia da classe dominante, levando a comunidade de docentes e discentes ao questionamento sobre qual é a real intencionalidade desta referida reforma. Nesse sentido, o seguinte estudo busca entender qual é o papel desta reforma dentro de uma série de mudanças ocorridas no Brasil depois da ruptura política de 2016, quais são suas implicações e para quem ela está servindo. Ademais, buscaremos entender como a educação brasileira vem sendo cooptada pela lógica capitalista, transformando ela em uma ferramenta que funciona a partir da lógica de mercado. O estudo se baseia em uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo por meio do Google acadêmico, nos possibilitando um maior aporte teórico. Conclui-se, a necessidade de lutar pela revogação do Novo Ensino Médio, buscando a retomada de uma educação humanística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Hebert, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando no curso de licenciatura em história pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Além disso, participa como pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práxis de Educação (GEPPPE/UAED/UFCG). Participa como estudante do LAPETHI – Laboratório de Pesquisa em teoria da História e Interdisciplinaridades (UFRRJ). Ademais, é aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

José Augusto Evangelista da Silva, Universidade Federal De Campina Grande

Graduando no curso de licenciatura em história pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participa como pesquisador no grupo de Estudos e Pesquisas em políticas e Práxis de Educação (GEPPPE/UAED/UFCG). Ademais, é aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Joedson Brito dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor adjunto da Unidade Acadêmica de Educação (UAED) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em educação (PPGEd/UFCG). Coordena o grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práxis Educativa (GEPPPE) e é membro fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED/UFT). É filiado na Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (AMPAE), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (AMPEd), a Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA) e a Campanha Nacional Pelo Direito a Educação Infantil.

Referências

ANDRIOLI, Antonio. As políticas educacionais no contexto do neoliberalismo. Revista espaço acadêmico, v. 2, n. 13, 2002

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

GRAMSCI, Cadernos do cárcere, Volume 2. Edição e Tradução C. N. Coutinho (co-edição);

L. S. Henriques; M. A. Nogueira. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

DA EMPOLI, Giuliano. Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. Vestígio Editora, 2019.

DE FREITAS, Josí Aparecida; DA SILVA BUENO, Marisa Fernanda. Reforma do ensino médio: uma política neoliberal para o (auto) governo da educação brasileira. Teoria e Prática da Educação, v. 21, n. 2, p. 71-83, 2018.

DE SOUZA CORRÊA, Shirlei; DE OLIVEIRA GARCIA, Sandra Regina. “Novo ensino médio: quem conhece aprova!” Aprova?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 604-622, 2018. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.11469

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

GARCIA, Sandra Regina Oliveira; DA SILVA CZERNISZ, Eliane Cleide; PIO, Camila Aparecida. ‘Novo’Ensino Médio? Customização neoliberal da formação integral. Retratos da Escola, v. 16, n. 34, p. 23-38, 2022. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1469

GIRON, Graziela Rossetto. Políticas públicas, educação e neoliberalismo: o que isso tem a ver com cidadania. Educ. Puc, p. 17-26, 2008.

HILL, Dave. O neoliberalismo global, a resistência e a deformação da educação. Currículo sem fronteiras, v. 3, n. 2, p. 24-59, 2003.

Kehl, Maria Rita. Brasil: uma biografia não autorizada. São Paulo: Boitempo, 2018

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Boitempo editorial, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez editora, 1994.

LOPES, Ediane Carolina Peixoto Marques; CAPRIO, Marina. As influências do modelo neoliberal na educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 5, p. 1-16, 2008.

SAVIANI, Dermeval. "Novo Ensino Médio: um erro histórico". Revista Carta Educação, 2018.Disponívelem:<https://www.cartaeducacao.com.br/artigo/novo-ensino-medio-um-erro- historico/> . Acesso em: 02 abril 2023.

SIMÕES, Willian. O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do ensino médio. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 45-59, 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.752

PENNA, Fernando de Araújo; FERREIRA, Rodrigo de Almeida. O trabalho intelectual do professor de História e a construção da educação democrática: práticas de história pública frente à Base Nacional Comum Curricular e ao Escola Sem Partido. História Pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, p. 109-127, 2018.

POPULAÇÃO aprova mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio Escola SESI SESI. In: SESI. População aprova mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio Escola SESI SESI. Digital. São Paulo, 3 mar. 2023. Disponível em: https://www.fieb.org.br/noticias/populacao- aprova-mudancas-novo-ensino-medio/. Acesso em: 6 abr. 2023.

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS. Decreto nº N°

394, de 6 de abril de 2023. Minuta-de-Resolucao-sobre-Notorio-Saber. [S. l.], 6 abr. 2023. Disponível em: https://www.cee.go.gov.br/files/Minuta-de-Resolucao-sobre-Notorio- Saber.pdf. Acesso em: 6 abr. 2023.

TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.

TODOS, PELA EDUCAÇÃO. A educação no Brasil: uma perspectiva internacional. Publicado originalmente pela OCDE em inglês sob o título: Education in Brazil: an international perspective© OECD, 2021

Downloads

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Hebert, J., Silva, J. A. E. da, & dos Santos, J. B. (2023). O NOVO ENSINO MÉDIO E O NEOLIBERALISMO: A EDUCAÇÃO DENTRO DA LÓGICA CAPITALISTA. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 3(1), 69–83. https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.770

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.