POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO SUS E DO SUAS

DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS?

Visualizações: 102

Autores

  • Taiana Dornelles Lago Universidade Federal do Pampa
  • Thaiara Dornelles Lago Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v1i1.89

Palavras-chave:

Educação Permanente, SUS, SUAS, Qualificação Profissional

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da educação permanente enquanto política para a qualificação dos processos de trabalho nas áreas da Saúde e da Assistência Social. Diante do atual contexto de desmonte das políticas públicas e ataque aos direitos sociais, o texto se justifica no fato de poder analisar as políticas de educação permanente nos diferentes espaços vivenciados pelas autoras, tanto no contexto de estágio supervisionado da graduação quanto da Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família. O artigo foi construído a partir de revisão bibliográfica sobre o tema da educação permanente e apontamentos das experiências empíricas, desdobrando as reflexões sobre: 1) a Política de Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social; 2) Política de Educação Permanente no Sistema Único de Saúde. A aproximação com os campos de trabalho nas referidas políticas e o estudo sobre a educação permanente apontam, além das limitações, para o potencial dessa política na qualificação do exercício profissional, a politização dos acontecimentos diários como forma de aprendizado em serviço e a garantia de acesso através de profissionais sensibilizados para elaborar junto de suas comunidades os caminhos para a efetivação e defesa das políticas públicas como direito no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taiana Dornelles Lago, Universidade Federal do Pampa

Graduanda do Curso de Serviço Social, pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. 

Thaiara Dornelles Lago, Universidade de Pernambuco

Farmacêutica, Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase naSaúde da População do Campo -Universidade de Pernambuco.      

Referências

Ministério da Saúde. Portaria 198/GM em 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a

VERUM, v. 1, n. 1, jan-abr. 2021 –ISSN -2763-9665formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Disponível em: <https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1832.pdf>. Acesso em 29 ago. 2020.

Ministério da Saúde. Política nacional de Educação Permanente em Saúde. Série B. Textos Básicos de Saúde.Série Pactos pela Saúde 2006, v. 9. Brasília-DF. 2009

Política Nacional de Educação Permanente do SUAS PNEP/SUAS. 2017.Disponível em: <https://fpabramo.org.br/acervosocial/wp-content/uploads/sites/7/2017/08/126.pdf>. Acesso em: 13 agosto2020.

Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: O quese tem produzido para seu fortalecimento? Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf>Acessoem: 14 agosto2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro/são Paulo: Paz e Terra, 2019. 256 p.

CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DE SAðDE -CEBES (Brasil). Austeridade: que história é essa?: como o arrocho pode afetar nossos direitos e como enfrentá-lo. 2018. Disponível em: http://cebes.org.br/site/wp-content/uploads/2018/07/CartilhaAusteridadeCebes-_F.pdf

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Lago, T. D., & Lago, T. D. (2021). POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO SUS E DO SUAS : DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS?. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 1(1), 14–24. https://doi.org/10.56579/verum.v1i1.89

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.