OLHARES EMBRIONÁRIOS SOBRE O PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL A PARTIR DAS LENTES DO CAMPO DO SABER DA PSICANÁLISE
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https://doi.org/10.56579/verum.v4i2.1324Palavras-chave:
Programa Escola em Tempo Integral, Educação em Tempo Integral, Educação IntegralResumo
Este artigo, oriundo de um Projeto de Iniciação Científica dinamizado no bojo do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica (NUPIC) da Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP), analisa, a partir do campo do saber da Psicanálise, a implementação do programa Escola em Tempo Integral no Brasil, estabelecido pela Lei nº 14.640/2023, que tem o intuito de fomentar a criação de matrículas na educação básica em tempo integral. Por meio de uma revisão bibliográfica e análise documental dos textos políticos que circunscrevem a referida política, apresenta-se, nesta produção, a diferença entre educação em tempo integral e educação integral, experiências basilares e políticas públicas nacionais de educação em tempo integral no Brasil, além de trazer a Psicanálise como uma nova forma de ler a articulação entre política e a educação, argumentando, no desfecho, sobre a tentativa de transformação dos sujeitos em ‘matrículas’ e, ainda, a fantasia do ‘melhorismo’ que dá suporte à adesão da sociedade civil à proposta de ampliação da jornada escolar.
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