PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
CONHECIMENTO DA PORTARIA Nº 82/22 POR PARTE DOS RESIDENTES DO NÚCLEO GEOGRAFIA
Visualizações: 27DOI:
https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.1536Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação, Programa Residência Pedagógica, Núcleo Geografia, Formação de ProfessoresResumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi uma política pública de formação de professores. Houveram três edições desta política pública, sendo a primeira em 2018, a segunda em 2020 e derradeira, em 2022. Cada etapa durou 18 meses e visou a formação de graduandos que estivessem cursando licenciaturas a partir do quinto semestre. Os atores desta policy são: Coordenador Institucional, Docente Orientador, Preceptor e Residentes. Uma das instituições de ensino superior comtempladas com o PRP, foi a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na qual centra-se este estudo. Este trabalho, tem seu foco na edição de 2022, na qual foi pautada pela Portaria Nº 82. No referido documento, pode-se encontrar o regramento da política em questão. Desta forma, o objetivo deste trabalho é investigar o que conhecem os Residentes do Núcleo Geografia sobre a Portaria Nº 82, no que tangem suas atribuições. Como coleta de dados, foi utilizada a aplicação de questionários e para a compreensão das respostas, aplicou-se a análise de conteúdo. Como resultados, pode-se observar que dos 14 Residentes respondentes, 11 desconhecem e 3 conhecem a Portaria Nº 82. Além disso, 8 não conhecem, 4 identificam parcialmente e 2 afirmam saber de suas atribuições
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Edital Nº 06/2018. Ministério da Educação: Brasília, 2018. Disponível: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf Acesso em: jan. 2024.
BRASIL. Edital Nº 01/2020. Ministério da Educação: Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf Acesso em: jan. 2024.
BRASIL. Edital Nº 24/2022. Ministério da Educação: Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/29042022_Edital_1692979_Edital_24_2022.pdf Acesso em jan. 2024.
BRASIL. Portaria Nº 82/2022. Ministério da Educação: Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Portaria_1691648_SEI_CAPES___1689649___Portaria_GAB_82.pdf Acesso em: jan. 2024.
FARIA, Juliana Batista; PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? R. Educ. Públ. Cuiabá v. 28 n. 68 p. 333-356, mai.-ago., 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8393 Acesso em: 10 set. 2023.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro da; CRUZ, Shirleide Pereira. A Residência Pedagôgica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai.-ago. 2018.