“NOSSAS MÃOS PROCURAM A LIBERDADE”
O ENSINO DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, BOM JESUS (PI), 2023
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https://doi.org/10.56579/verum.v4i2.1660Palavras-chave:
Ensino de história, Educação do campo, Formação docente, Estágio supervisionadoResumo
Este artigo analisa as práticas pedagógicas do ensino de história na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, no campus Professora Cinobelina Elvas em Bom Jesus (PI). A pesquisa inclui uma revisão de literatura sobre ensino de história e educação do campo em trabalhos produzidos por Aragão (2020), Pimenta e Lima (2006) e Caldart; Pereira; Bittencourt (2008); Alentejano; Frigotto (2012), além de um estudo de caso baseado no relatório de estágio supervisionado realizado por discentes. O estudo destaca práticas pedagógicas, desafios enfrentados pelos discentes e perspectivas futuras na formação de professores na área de história. Conclui-se que a formação crítica e contextualizada é essencial para promover uma educação que valorize a cultura local e os alunos das comunidades rurais.
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Referências
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