ENSINO DE HISTÓRIA

O USO DO PODCAST PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Autores

  • Eliana Duarte Nunes Universidade Federal do Rio Grande
  • Rita de Cássia Grecco dos Santos Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-6340-0920

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v1i2.225

Palavras-chave:

Ensino de História, Deficiência visual, Práticas de ensino, Podcasts, Formação de professores

Resumo

Este texto emerge da coleta e análise de parte dos dados da pesquisa intitulada “Ensino de História: o uso do podcast para estudantes com deficiência visual”, no Mestrado Profissional em História pela Universidade Federal do Rio Grande. Os estudos giram em torno da articulação de estratégias e/ou recursos didáticos no ensino de História, focadamente para estudantes com deficiência visual, além de tratar sobre o uso específico de podcast no ensino de História. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo verificar a presença e a utilização do podcast nos espaços de escolarização pelos professores de História. Como produto final a ser articulado tem-se como objetivo a criação de um podcast acerca da funcionalidade do mesmo, em especial com assuntos relacionados à sala de aula, educação especial e inclusão, sendo voltado para os professores de História. Deste modo, a metodologia utilizada é a da pesquisa-ação, pois caracteriza-se pela busca da compreensão de situações, planejamento de melhorias e explicação dos resultados obtidos. Pois, ao propor aos professores de História entrevistas, com o intento que os mesmos possam falar sobre suas experiências com estudantes com deficiência visual, bem como se existe a presença do uso de podcasts em suas aulas, e como tal ferramenta pode favorecer no ensino dos estudantes, poderemos articular novas estratégias ao ensino de História.

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Biografia do Autor

Eliana Duarte Nunes, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Geografia, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande – PPGH/ICHI/FURG, Rio Grande/RS, na Linha de Pesquisa: Prática e pesquisa no ensino de História.

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Socióloga e Pedagoga, Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG e Professora no Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-ICHI/FURG, na Linha de Pesquisa Pesquisa e Vivências de Ensino-aprendizagem. Doutora em Educação - Filosofia e História da Educação pela UFPEL (2012), Mestre em Educação - História da Educação e Movimentos Sociais pela UFPEL (2002), Especialista em Formação para o Magistério - Administração e Supervisão Escolar pela Faculdades Integradas de Amparo - FIA (2000), Especialista em Sociologia e Política pela UFPEL (1999), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFPEL (1997/2000), Licenciada em Pedagogia pelo UNICESUMAR (2020) e Licenciada em História pelo UNICESUMAR (2021). Atua como docente nas modalidades presencial e a distância e na Pós-Graduação Stricto Sensu - nas Licenciaturas em Pedagogia e Geografia presenciais; na modalidade a distância, atua ou já atuou nas Licenciaturas em Pedagogia, História e Física e no Bacharelado em Biblioteconomia. Foi docente e gestora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), e docente na Educação Profissional de níveis Técnico e Tecnológico. Coordenou o Curso de Pedagogia a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil na FURG nos períodos de 2006-2008 e 2014-2021, é membro do Conselho Universitário - CONSUN, da Comissão Própria de Avaliação - CPA/FURG e membro Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD/FURG. É integrante dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA Educação e Memória da FURG e Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais da UFPEL. Membro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas/RIAPEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história da educação, educação superior, ensino de história, memória e educação a distância.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Nunes, E. D., & Santos, R. de C. G. dos. (2022). ENSINO DE HISTÓRIA : O USO DO PODCAST PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 1(2), 31–47. https://doi.org/10.56579/verum.v1i2.225

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