ENSINO DE HISTÓRIA: O USO DO PODCAST PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Visualizações: 225

Autores

  • Eliana Duarte Nunes Universidade Federal do Rio Grande
  • Rita de Cássia Grecco dos Santos Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-6340-0920

Palavras-chave:

Ensino de História, Deficiência visual, Práticas de ensino, Podcasts, Formação de professores

Resumo

Este texto emerge da coleta e análise de parte dos dados da pesquisa intitulada “Ensino de História: o uso do podcast para estudantes com deficiência visual”, no Mestrado Profissional em História pela Universidade Federal do Rio Grande. Os estudos giram em torno da articulação de estratégias e/ou recursos didáticos no ensino de História, focadamente para estudantes com deficiência visual, além de tratar sobre o uso específico de podcast no ensino de História. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo verificar a presença e a utilização do podcast nos espaços de escolarização pelos professores de História. Como produto final a ser articulado tem-se como objetivo a criação de um podcast acerca da funcionalidade do mesmo, em especial com assuntos relacionados à sala de aula, educação especial e inclusão, sendo voltado para os professores de História. Deste modo, a metodologia utilizada é a da pesquisa-ação, pois caracteriza-se pela busca da compreensão de situações, planejamento de melhorias e explicação dos resultados obtidos. Pois, ao propor aos professores de História entrevistas, com o intento que os mesmos possam falar sobre suas experiências com estudantes com deficiência visual, bem como se existe a presença do uso de podcasts em suas aulas, e como tal ferramenta pode favorecer no ensino dos estudantes, poderemos articular novas estratégias ao ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Duarte Nunes, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Geografia, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande – PPGH/ICHI/FURG, Rio Grande/RS, na Linha de Pesquisa: Prática e pesquisa no ensino de História.

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Socióloga e Pedagoga, Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG e Professora no Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-ICHI/FURG, na Linha de Pesquisa Pesquisa e Vivências de Ensino-aprendizagem. Doutora em Educação - Filosofia e História da Educação pela UFPEL (2012), Mestre em Educação - História da Educação e Movimentos Sociais pela UFPEL (2002), Especialista em Formação para o Magistério - Administração e Supervisão Escolar pela Faculdades Integradas de Amparo - FIA (2000), Especialista em Sociologia e Política pela UFPEL (1999), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFPEL (1997/2000), Licenciada em Pedagogia pelo UNICESUMAR (2020) e Licenciada em História pelo UNICESUMAR (2021). Atua como docente nas modalidades presencial e a distância e na Pós-Graduação Stricto Sensu - nas Licenciaturas em Pedagogia e Geografia presenciais; na modalidade a distância, atua ou já atuou nas Licenciaturas em Pedagogia, História e Física e no Bacharelado em Biblioteconomia. Foi docente e gestora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), e docente na Educação Profissional de níveis Técnico e Tecnológico. Coordenou o Curso de Pedagogia a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil na FURG nos períodos de 2006-2008 e 2014-2021, é membro do Conselho Universitário - CONSUN, da Comissão Própria de Avaliação - CPA/FURG e membro Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD/FURG. É integrante dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA Educação e Memória da FURG e Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais da UFPEL. Membro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas/RIAPEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história da educação, educação superior, ensino de história, memória e educação a distância.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Duarte Nunes, E., & de Cássia Grecco dos Santos, R. . (2022). ENSINO DE HISTÓRIA: O USO DO PODCAST PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 1(2), 31–47. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/225

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.