ENSINO DE HISTÓRIA
O USO DO PODCAST PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
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https://doi.org/10.56579/verum.v1i2.225Palavras-chave:
Ensino de História, Deficiência visual, Práticas de ensino, Podcasts, Formação de professoresResumo
Este texto emerge da coleta e análise de parte dos dados da pesquisa intitulada “Ensino de História: o uso do podcast para estudantes com deficiência visual”, no Mestrado Profissional em História pela Universidade Federal do Rio Grande. Os estudos giram em torno da articulação de estratégias e/ou recursos didáticos no ensino de História, focadamente para estudantes com deficiência visual, além de tratar sobre o uso específico de podcast no ensino de História. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo verificar a presença e a utilização do podcast nos espaços de escolarização pelos professores de História. Como produto final a ser articulado tem-se como objetivo a criação de um podcast acerca da funcionalidade do mesmo, em especial com assuntos relacionados à sala de aula, educação especial e inclusão, sendo voltado para os professores de História. Deste modo, a metodologia utilizada é a da pesquisa-ação, pois caracteriza-se pela busca da compreensão de situações, planejamento de melhorias e explicação dos resultados obtidos. Pois, ao propor aos professores de História entrevistas, com o intento que os mesmos possam falar sobre suas experiências com estudantes com deficiência visual, bem como se existe a presença do uso de podcasts em suas aulas, e como tal ferramenta pode favorecer no ensino dos estudantes, poderemos articular novas estratégias ao ensino de História.
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