GÊNERO, SEXUALIDADE E ENSINO

POR UMA EDUCAÇÃO SEXUAL CRÍTICA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA

Visualizações: 165

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v2i3.444

Palavras-chave:

Ensino, Gênero e Sexualidade, Língua, Educação Sexual Crítica

Resumo

A língua é, por definição, um fato ao mesmo tempo social, histórico e cognitivo. Consoante ao exposto, o presente artigo objetiva, através de uma pesquisa documental e bibliográfica, salientar a ideia de que gênero e sexualidade devem, sim, ser trabalhados nas aulas de qualquer disciplina e, no caso específico deste texto, nas aulas de língua materna, pensando, para a realização de tal fim, em uma Educação Sexual Crítica. Partimos da hipótese de que esses temas não são ensinados em sala, apesar da obrigatoriedade legal para seu tratamento na Educação Básica. Feitas as devidas pesquisas e discussões, chegamos a um consenso de que (1) são temas pertinentes e importantes de serem discutidos em sala, (2) cabe, também, aos/às professores/as de português brasileiro trabalhar com eles e (3) os documentos legais exigem que isso seja feito; portanto, precisamos desenvolver esses debates, sempre de maneira crítica e reflexiva, independente da disciplina. Ao final das discussões, indicamos (possíveis) propostas por meio das quais essas realidades podem ser tratadas nas aulas de língua, usando, como base para tal, as teorizações já feitas por pesquisadores/as da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleverson Gonçalves Willima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Professor em formação e amante do conhecimento. Licenciando em Letras - Português e Literaturas pelo IFF campus Campos Centro, em História pelo Centro Universitário das Américas e em Letras, com habilitação em Português e Espanhol pelo Centro Universitário UniFAEL. Possui aperfeiçoamento acadêmico em Fundamentos da Língua Espanhola e sua Sintaxe (FAMEESP - 2022) e curso de formação inicial/continuada em História Pública, Divulgação Científica e Comunicação Digital da História (ANPUH - 2022), em Redação para o ENEM (IFMG - 2022) e em Auxiliar de Biblioteca (IFF - em andamento). Fez parte da Comissão Eleitoral Local 2019 do campus Centro do IFF e da Comissão Própria de Avaliação (CPA 2019-2021) do mesmo campus. Bolsista de Extensão do projeto: "Internacionalización en Casa: una propuesta para desarrollar la competencia intercultural y promover la ciudadanía global". Professor de Espanhol no Curso Preparatório Popular Goitacá do IFF campus Campos Centro. Além disso, é, também, membro discente do Colegiado de Letras - Português e Espanhol da UniFAEL. Foi extensionista voluntário dos projetos: "NeuroArt II: autocuidado e bem-estar" e "Unsere Stimme! (Nossa voz!)". Foi igualmente voluntário nos projetos: "Ateliê Criativo" (cultura) e "Teletandem Brasil-Colômbia" (ensino). É membro do Centro Acadêmico Rita Maia (CARIM - Letras) e pesquisador na área de Língua(gem) e Sociedade (FAEL/CNPq), tendo um projeto de Iniciação Científica, em andamento, intitulado: "Transpondo os muros da discriminação e do preconceito linguísticos: uma análise do (não) ensino de variação linguística em sala de aula", sob orientação do Prof. Me. Sweder Souza. Tem experiência nas áreas de Ensino de Línguas, tanto adicionais (com ênfase em Espanhol) quanto materna (com ênfase, no português brasileiro, em ensino de variação linguística e temas sociais emergentes), Patologias Sociais (patriarcado, racismo e homobitransfobia) e Sociolinguística (pesquisando, principalmente, questões relativas à identidade linguística de falantes de português brasileiro como L1, (não) ensino de variação/mudança linguística, sobre o contato entre o castelhano latino-americano e o português do Brasil, além de, também, a intrínseca relação entre preconceitos linguístico e social). Já na História, tem experiência com a relação História, Memória e Literatura, analisando, em princípio, as narrativas histórico-discursivas construídas sobre as Ditaduras no Cone Sul (Argentina, Brasil e Chile, mais especificamente).

Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Professora. Escritora. Artista Plástica. Palestrante. Doutora em Ciências da Educação (Universidad Americana/PY). Mestre em Cognição e Linguagem (UENF/RJ). Especialista em Neuroaprendizagem, Psicopedagogia e Arteterapia. Graduada em Pedagogia. Áreas de pesquisa: Educação; Neurociências Cognitivas; Neuroeducação; Dificuldades e transtornos de aprendizagem; Compreensão Leitora; Inteligências Múltiplas; Aprendizagem Significativa; Gamificação, jogos e lúdico na educação; NeuroArte: Criatividade; Arte; Gestalt; Psicologia Analítica; Terapias Integrativas; Desenvolvimento Humano; Despertar das Potencialidades; Habilidades e Competências Socioemocionais: Autoconhecimento, Autoestima, Autonomia, Propósito, Autorregulação e Realização.

Referências

ACAMPORA, Bianca; WILLIMA, Kleverson. Existências e Resistências: a importância da linguagem literária como ferramenta cultural para minimização das patologias sociais. In: BOELL, Márcia; DICKMANN, Ivanio (Orgs.). União Pela Educação –Volume 3. 1. ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2021. p. 213-232.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. 1. ed. São Paulo: Jandaíra, 2020.ALBERTALLI, Becky. Com amor, Simon. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.

ALMEIDA, Veridiana; WOITOWICK, Ieda. Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: Fael, 2017.ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

ANDRADE, Glícia; RIBEIRO, Jaqueline; SANTANA, Isabela. O preconceito linguístico: discriminação social ou linguística? VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristovão-SE/Brasil. 20 a 22 de setembro de 2012.

ASSIS, Simone; AVANCI, Joviana; CONSTANTINO, Patrícia (Orgs.).Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2010. BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2007.BAGNO, Marcos. Objeto Língua. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. 56. ed. São Paulo: Parábola, 2015.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Gonçalves Willima, K., & Acampora e Silva Ferreira, B. I. (2023). GÊNERO, SEXUALIDADE E ENSINO: POR UMA EDUCAÇÃO SEXUAL CRÍTICA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 2(3), 02–23. https://doi.org/10.56579/verum.v2i3.444

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.