COMPREENSÕES SOBRE MEMÓRIA E NARRATIVA A PARTIR DE UM ESPAÇO SOCIAL LIMÍTROFE
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https://doi.org/10.56579/verum.v2i3.623Palavras-chave:
Memória, Narrativa, Prática de Ensino, Ensino de História, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo apresenta uma análise sobre o conceito de narrativa e sua importância nos espaços de escolarização, tendo em vista sua potência como ferramenta metodológica tanto de ensino quanto de pesquisa, pois, como apontou-nos Benjamin (2011), é uma forma artesanal de comunicação. Nesse sentido, foram utilizadas narrativas de estudantes da Educação Básica de um bairro periurbano na cidade do Rio Grande (Rio Grande do Sul), onde se analisou a construção da memória individual e coletiva no espaço transitório entre o rural e o urbano nas últimas duas décadas do século XXI, destacando a importância da mobilização da memória e da narrativa como metodologia no ensino de História. Buscamos apreender e ressignificar histórias embaralhadas e esmiuçadas que contavam de lugares, de relações, de amores, de zangas, de prazeres, de festas, de alegrias, de tristezas e da vida cotidiana. Posto que, o cotidiano revela modos de vida, de subjetivar e de acontecer das pessoas, de seus grupos em dado momento histórico.