DIDÁTICA, A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA NA SALA DE AULA
O CASO DO CURSINHO POPULAR GERAÇÃO NEAR (UNESP/ ARARAQUARA)
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https://doi.org/10.56579/verum.v4i2.1553Palavras-chave:
Didática, Formação de professores, Educação popularResumo
O presente artigo versa sobre a essencialidade da didática no contexto educacional, delineando-a como o epicentro do processo de transmissão e assimilação do saber. Para tanto, relata a experiência do Cursinho Popular Geração NEAR, um projeto de formação docente vinculado à Faculdade de Ciências e Letras da UNESP (Araraquara). Em uma análise introdutória, explora a concepção e aplicação da didática, realçando sua capacidade de moldar métodos de ensino em consonância com as demandas individuais dos educandos. Em seguida, apresenta a iniciativa por meio da retomada do seu Regimento e do seu Projeto Político Pedagógica, destacando sua potencialidade para promoção de uma formação crítica e para a garantia do acesso à universidade pela população socioeconomicamente vulnerável do município. Destaca, por fim, o impacto da iniciativa também na formação docente, sobretudo pela via do acesso a uma experiência prática e academicamente referenciada com a docência.
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