CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO BRASIL:
COMO SE UTILIZAR DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA ORAL
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https://doi.org/10.56579/verum.v2i3.621Palavras-chave:
Ensino de História, Memória, História Oral, Lei nº 10.639, Formação de ProfessoresResumo
O presente artigo apresenta os possíveis caminhos que o Ensino de História deve seguir para abordar de modo crítico as questões étnico-raciais, visto que, por muitas décadas e ainda nos dias atuais, os conteúdos trabalhados nas salas de aula pelo país ainda abordam o negro, sobretudo, a partir da escravização. A leitura criteriosa, seguida da análise de obras como “Casa Grande e Senzala” de Gilberto Freyre, da Lei nº 10.639/2003, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, além de outros autores que tratam das questões relativas ao Ensino da história e cultura afro-brasileiras embasa os pontos discutidos neste artigo, que visa apontar alguns dos principais problemas enfrentados quanto a obrigatoriedade de trabalhar não só as questões raciais, mas principalmente, questionar o status quo, além de promover o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, colaborando para o fortalecimento da presença negra na identidade brasileira e, consequentemente, na diminuição do racismo estrutural que assola nossa sociedade.