COMPREENSÕES SOBRE MEMÓRIA E NARRATIVA A PARTIR DE UM ESPAÇO SOCIAL LIMÍTROFE

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v2i3.623

Palavras-chave:

Memória, Narrativa, Prática de Ensino, Ensino de História, Formação de Professores

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre o conceito de narrativa e sua importância nos espaços de escolarização, tendo em vista sua potência como ferramenta metodológica tanto de ensino quanto de pesquisa, pois, como apontou-nos Benjamin (2011), é uma forma artesanal de comunicação. Nesse sentido, foram utilizadas narrativas de estudantes da Educação Básica de um bairro periurbano na cidade do Rio Grande (Rio Grande do Sul), onde se analisou a construção da memória individual e coletiva no espaço transitório entre o rural e o urbano nas últimas duas décadas do século XXI, destacando a importância da mobilização da memória e da narrativa como metodologia no ensino de História. Buscamos apreender e ressignificar histórias embaralhadas e esmiuçadas que contavam de lugares, de relações, de amores, de zangas, de prazeres, de festas, de alegrias, de tristezas e da vida cotidiana. Posto que, o cotidiano revela modos de vida, de subjetivar e de acontecer das pessoas, de seus grupos em dado momento histórico.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Dra. em Educação, Socióloga e Pedagoga, Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG e Professora no Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-ICHI/FURG, na Linha de Pesquisa Pesquisa e Vivências de Ensino-aprendizagem. Atua como docente nas modalidades presencial e a distância e na Pós-Graduação Stricto Sensu - nas Licenciaturas em Pedagogia e Geografia presenciais; na modalidade a distância, atua ou já atuou nas Licenciaturas em Pedagogia, História e Física e no Bacharelado em Biblioteconomia. Foi docente e gestora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), e docente na Educação Profissional de níveis Técnico e Tecnológico. Coordena o Curso de Pedagogia a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil na FURG, é membro do Conselho Universitário - CONSUN, da Comissão Própria de Avaliação - CPA / FURG e membro Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD / FURG. É integrante dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA Educação e Memória da FURG e Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais da UFPEL. Membro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas/RIAPEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história da educação, educação superior, ensino de história, memória e educação a distância.

Débora Laís Freitas, Profª da Secretaria Estadual de Educação do RS e PPGH-FURG.

Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, pós-graduada em Sociedade, Política e Cultura do Rio Grande do Sul e graduada em Geografia - Licenciatura pela mesma Universidade. Além disso, tenho pós-graduação em Supervisão Escolar e Orientação Escolar pela UNIASSELVI. Atualmente, curso graduação em Jornalismo na Faculdade ESTÁCIO DE Sá e atuo como professora das disciplinas de Geografia, Sociologia e História no Magistério Público Estadual desde 2012. Tenho experiência como tutora à distância do curso de Pedagogia à Distância da FURG, tendo trabalhado na mesma função anteriormente no curso de Especialização em Ensino de Sociologia na mesma Universidade. Realizo investigações na área da Educação, especialmente, e tenho algumas produções nas áreas da Geografia, Sociologia e História. O enfoque da pesquisa realizada no Mestrado é em Ensino de História da América Latina.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Santos, R. de C. G. dos, & Freitas, D. L. (2023). COMPREENSÕES SOBRE MEMÓRIA E NARRATIVA A PARTIR DE UM ESPAÇO SOCIAL LIMÍTROFE. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 2(3), 91–100. https://doi.org/10.56579/verum.v2i3.623

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