A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO DIREITO CONSTITUCIONAL PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
UM ESTUDO SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 70/2015
Visualizações: 143DOI:
https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.758Palavras-chave:
Cidadão, Direito Constitucional, Projeto LeiResumo
Este artigo analisa a importância do ensino do Direito Constitucional para a formação do cidadão, bem como, o Projeto de Lei n.° 70/2015, que trata da inclusão do ensino de Direito Constitucional nas escolas. O Direito Constitucional como base normativa da República Federativa do Brasil é estrutura essencial para a formação do cidadão, pois elucida direitos, garantias, deveres e princípios que alicerçam o Estado. Então, questiona-se: o ensino do Direito Constitucional nas escolas trata-se de instrumento capaz de proporcionar a construção de uma consciência cidadã, na medida em que apresenta os direitos e garantias fundamentais do Estado Democrático de Direito? Nesse estudo, o método empregado foi o dedutivo, com análises sobre constitucionalismo, educação, cidadania e Estado Democrático. A pesquisa explorou a essência do constitucionalismo e a progressiva estruturação pedagógica alicerçada nas constituições, objetivando, assim, apresentar o conteúdo constitucional aos brasileiros, pois sabe-se que, embora relevante, a temática não é conhecida como deveria. Todavia, o tema é polêmico, uma vez que parcela significativa dos juristas entende que a matéria pode ser utilizada como instrumento de manipulação, haja vista que, nos níveis fundamental e médio, o indivíduo encontra-se em uma fase de formação, o que o tornaria vulnerável diante de possíveis distorções.
Downloads
Referências
ACCA, Tiago dos Santos. Teoria Brasileira dos Direitos Sociais. São Paulo: Saraiva, 2013.
ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. 2. ed. Trad. Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros Editores, 2012.
BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo, 10. ed. São Paulo: Saraiva Jur, 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n.º 9.394/96 Atualizada com questões de concurso. Gabaritei Concursos, 2021.
BRASIL. Constituições Brasileiras: 1824. v. I. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001a.
BRASIL. Constituições Brasileiras: 1891. v. II. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos,2001b.
BRASIL. Constituições Brasileiras: 1934. v. III. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos,2001c.
BRASIL. Constituições Brasileiras: 1937. v. IV. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001d.
BRASIL. Constituições Brasileiras: 1946. v. V. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001.
BRASIL. Constituições Brasileiras: 1967. v. VI. Brasília: Senado federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001f.
BRASIL. Constituições Brasileiras: 1988. v. VII. Brasília: Senado federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2003.
BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei n.º 70, de 2015. Altera a redação dos arts. 32 e 36 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), para inserir novas disciplinas obrigatórias nos currículos dos ensinos fundamental e médio. Disponível em: <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/119869> Acesso em: 05 nov. 2022.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Constituição e Constituinte. São Paulo: Saraiva, 2010.
DE BRITO, Gleilcelene Neri. Fundamentos da Educação. São Paulo: Cengage Learning Edições Ltda., 2016.
DE SOUZA, Eliane Ferreira. Direito à educação: Requisito para desenvolvimento do país. São Paulo: Saraiva, 2010.
FORENSE, Equipe. Constituição Federal Comentada. Rio de Janeiro: Forense Ltda., 2018.
HOLUBOSKI, Guilherme. Cidadania, Direito e Educação: Autonomia, limites legais e constitucionais. Belo Horizonte: Dialética, 2021. DOI: https://doi.org/10.48021/978-65-5956-398-2
MACHADO, Costa; FERRAZ, Anna Cândida da Cunha. Constituição Federal interpretada: artigo por artigo, parágrafo por parágrafo. 13. ed. Santana de Parnaíba [SP]: Manole, 2022.
MARTINS, Flávio. Curso de Direito Constitucional, 6. ed. São Paulo: Saraiva Jur, 2022.
MELLO FILHO, José Celso. Constituição Federal anotada. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1986.
MORAES, Alexandre de. Direito constitucional, 37. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais: teoria geral: comentários aos arts. 1º a 5º da Constituição da República Federativa do Brasil: doutrina e jurisprudência. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAES, Alexandre de; KIM, Richard Pae. Cidadania: O novo conceito jurídico e a sua relação com os direitos fundamentais individuais e coletivos. São Paulo: Atlas, 2013.
NUNES JÚNIOR, Flávio Martins Alves. Curso de Direito Constitucional. Saraiva Jur. 4. ed. 2020.
OLIVEIRA, Clemirene de Jesus Silva. Violência, indisciplina e ato infracional na escola: Pais e Professores...E agora, o que fazer?! Espirito Santo: Quick book, 2017.
PADILHA, Rodrigo. Direito constitucional, 6. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: método, 2020.
PINHO, Rodrigo César Rebello. Direito constitucional: da organização do Estado, dos poderes e histórico das constituições, 18. ed. São Paulo: Saraiva Jur. 2019.
SIQUEIRA Jr., Paulo Hamilton; OLIVEIRA, Miguel Augusto Machado de. Direitos Humanos: Liberdades Públicas e Cidadania. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
TAVARES, André Ramos. Curso de Direito Constitucional, 20. ed. São Paulo: Saraiva Jur. 2022.