AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
do desafio à solução para a educação frente à pandemia do novo coronavírus
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Pandemia, COVID-19, Ensino Remoto, TIC'SResumo
Este artigo acadêmico foi idealizado com o propósito de constatar o uso das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC’s) no processo de implantação do ensino remoto durante o período de pandemia da COVID-19, gerada pelo novo coronavírus. O surto que culminou no fechamento de escolas no mundo todo, refletiu em uma adaptação do ensino, que deixou de ser presencial e migrou para o ensino remoto emergencial. Além disso, nele será possível compreender os principais desafios historicamente enfrentados por professores e alunos no que tange a utilização de TIC’s na educação, bem como as espécies de TIC’s mais utilizadas e os entraves e dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o decorrer do período pandêmico em que se deu o ensino online. No tocante a metodologia este artigo trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental, cuja abordagem é qualitativa. Nele buscou-se o estudo de dados já publicados em artigos e periódicos acadêmicos, encontrados nas plataformas Google acadêmico e Scielo. Nesse sentido, após a análise de pesquisas e publicações sobre o tema pode-se constatar que o ensino remoto se deu com uso de diversas plataformas interativas conectadas a internet, canais no youtube, aplicativos de trocas de mensagens, entre outras. E as principais TIC’s utilizadas foram o computador, tablets, e o aparelho de celular, em maior evidência. Entretanto, a pouca disponibilidade de ferramentas necessárias ao ensino remoto e a dificuldade de acesso à internet, principalmente para estudantes de classes econômicas menos favorecidas, surgiram como entraves e acentuarem ainda mais a necessidade de investimentos a fim de que o ensino remoto venha para ficar.