AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

do desafio à solução para a educação frente à pandemia do novo coronavírus

Visualizações: 129

Autores

  • Emerson Gonçalves de Oliveira FAVENI Grupo Educacional
  • Iris Lutiane Spindola da Silva de Oliveira IBRA educacional

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v2i2.326

Palavras-chave:

Pandemia, COVID-19, Ensino Remoto, TIC'S

Resumo

Este artigo acadêmico foi idealizado com o propósito de constatar o uso das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC’s) no processo de implantação do ensino remoto durante o período de pandemia da COVID-19, gerada pelo novo coronavírus.  O surto que culminou no fechamento de escolas no mundo todo, refletiu em uma adaptação do ensino, que deixou de ser presencial e migrou para o ensino remoto emergencial. Além disso, nele será possível compreender os principais desafios historicamente enfrentados por professores e alunos no que tange a utilização de TIC’s na educação, bem como as espécies de TIC’s mais utilizadas e os entraves e dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o decorrer do período pandêmico em que se deu o ensino online. No tocante a metodologia este artigo trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental, cuja abordagem é qualitativa. Nele buscou-se o estudo de dados já publicados em artigos e periódicos acadêmicos, encontrados nas plataformas Google acadêmico e Scielo. Nesse sentido, após a análise de pesquisas e publicações sobre o tema pode-se constatar que o ensino remoto se deu com uso de diversas plataformas interativas conectadas a internet, canais no youtube, aplicativos de trocas de mensagens, entre outras. E as principais TIC’s utilizadas foram o computador, tablets, e o aparelho de celular, em maior evidência. Entretanto, a pouca disponibilidade de ferramentas necessárias ao ensino remoto e a dificuldade de acesso à internet, principalmente para estudantes de classes econômicas menos favorecidas, surgiram como entraves e acentuarem ainda mais a necessidade de investimentos a fim de que o ensino remoto venha para ficar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Gonçalves de Oliveira, FAVENI Grupo Educacional

Grupo Educacional FAVENI. E-mail: prof.emerson87@gmail.com

Iris Lutiane Spindola da Silva de Oliveira, IBRA educacional

Técnicaem enfermagem da Fundação Ivan Goulart -Hospital Infantil. E-mail: irislutiane@gmail.com      

Referências

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Retratos da Educação no Contexto da Pandemia do Coronavírus. CONJUV e PARCEIROS. Juventudes e a Pandemiado Coronavírus.Disponível em: https://frm.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Retratos-da-Educacao-na-Pandemia_digital-1-compactado.pdf.Acesso em: 03 de Dez. 2021

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHORetratos da Educação no Contexto da Pandemia do Coronavírus. INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e Percepção dos Professores Brasileiros nos Diferentes Estágios do Coronavírus no Brasil. Disponível em: https://frm.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Retratos-da-Educacao-na-Pandemia_digital-1-compactado.pdf.Acesso em: 11deDez. 2021

BRANCO, Alessandra B. de Godoi et al. Recursos Tecnológicos e os Desafios da Educação em Tempos de Pandemia. In:Anais do CIET: EnPED: 2020-(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância).2020. Disponível em:https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1736Acesso em: 08de Nov. 2021

BRIDI, Maria Aparecida; BOHLER, Fernanda Ribas; ZANONI, Alexandre Pilan. Relatório técnico-científico da pesquisa:o trabalho remoto/home-office no contexto da pandemia COVID-19. Curitiba: UFPR, GETS, REMIR, 2020

CARVALHO, Artemis Barreto de; SILVA, Darkson K. Alves da. O uso das TIC’S na educação:desafios e perspectivas para o professor. São Cistovão/SE. Anais eletrônicos do VIII Colóquio Internacional-Educação e Contemporaneidade. UFS, 2014, p. 1 –12. Disponível em:https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/347.Acesso em: 12 de Dez. 2021

Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.BR); Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br); Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Painel TIC-COVID-19:Pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. 3ª edição: Ensino remoto e teletrabalho, nov/2020. Disponível em: https://cetic.br/pt/noticia/cresce-o-uso-de-internet-durante-a-pandemia-e-numero-de-usuarios-no-brasil-chega-a-152-milhoes-e-o-que-aponta-pesquisa-do-cetic-br/Acesso em: 09 de Dez. 2021

Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.BR); Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br); Comitê Gestor da Internet no Brasil

VERUM, v. 1, n. 1, jan.-abr. 2022–ISSN -2763-9665(CGI.br). TIC DOMICÍLIOS 2020-Edição COVID-19. Ago/2021. Disponível em: https://www.cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/indicadores/Acesso em: 08 de Nov. 2021

Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.BR); Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br); Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).TIC EDUCAÇÃO 2020-Edição COVID-19. Ago/2021. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2020_coletiva_imprensa.pdfAcesso em: 23 de Nov. 2021

CORDEIRO, Karoline M. de A.; O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. Disponível em: <http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157> Acesso em: 02 de Dez. 2021

COSTA, Renata. Lições do Corona vírus:Ensino remoto emergencial não é ead. Desafios da Educação.Disponível em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/Coronavirus-ensino-remoto> Acesso em: 10 de Dez. 2021

FEITOSA, Ankilma do N. Andrade et al. Tecnologias Educacionais em Tempos de Pandemia: Relato de Experiência.Brazilian Journal of Production Engineering-BJPE, p. 166-172, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539Acesso em: 07 de Nov. 2021

FERREIRA, Caetano Bonfim; MARTINS, Francisco A. Silva; AFONSO, Maria L. Miranda. O whatsapp na escola: desafios do uso de tics na educação. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31019-31029, dez. 2019. Disponível em: < https://.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/5427> Acesso em: 15 de Nov. 2021

FERREIRA, Caetano Bonfim; MARTINS, Francisco A. Silva; AFONSO, MariaL. Miranda. O whatsapp na escola: desafios do uso de tics na educação.Brazilian Journal of Development,v. 5, n. 12, p. 31019-31029, 2019. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/5427> Acesso em: 18 de Nov. 2021

JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Marília Maia; ROCHA, Sinara S. Duarte. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development,[s.l] v.9, n.7, p. 1 –29, 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299> Acesso em: 02de Dez. 2021

LEITE, Werlayne S. Soares; RIBEIRO, Carlos A. do Nascimento. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Revista Internacional de Investigação em Educação,[s.l], v.7, n.10, p. 173-187, set. 2012. Disponível em:https://www.redalyc.org/pdf/2810/281024896010.pdfAcesso em: 29 de Out. 2021

MARINS, Carolina; AMORIM, Felipe. Governo confirma primeiro caso de coronavírus no país e coloca 20 sob suspeita. Últimas notícias –redação UOL, São Paulo, 26/02/2020. Disponível em:https://noticias.uol.com.br/saude/ultimasnoticias/redacao/2020/02/26/ministerio-da-saude-coronavirus-brasil-primeiro-casocontraprova.htmAcesso em: 20 de Nov. 2021

MEC. 2020. Portaria 343. 17.03.2020. Brasília. Disponível em: <http://www.crub.org.br/blog/mec-publica-a-portaria-39520-e-prorroga-as-aulas-remotas-no-sistema-federal-de-ensino-superior/.> Acesso em: 15 de Nov.2021MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia.Dialogia,p. 351-364, 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9756Acesso em: 03 de Dez. 2021

MOREIRA, Rosane Paula; MORATO, Rafael Santos. Educação 4.0 e as tecnologias da informação e comunicação (TICs): a educação em direitos humanos no uso do WhatsApp.SCIAS. Direitos Humanos e Educação, v. 3, n. 1, p. 95-117, 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/4594Acesso em 04 de Nov. 2021

OLIVEIRA, Raquel M. de; CORRÊA, Ygor; MORÉS, Andréia. Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores,Itapetiniga, v.5, n020028, p. 1 –18, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/download/179/110Acesso em: 03 de Dez. 2021

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Relatório de monitoramento mundial do fechamento de escolas devido à COVID-19.Relatório Técnico da UNESCO. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse> Acesso em: 06 de Dez. 2021

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE(OPAS/OMS).Folha informativa sobre COVID-19. Disponível em:https://www.paho.org/pt/covid19.Acesso em: 03 de Dez.2021

PEREIRA, Elisabeth Gomes; OLIVEIRA, Lia Raquel. TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0. 2012. Disponível em:https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/19923. Acesso em: 13 de Nov. 2021

PONTES, Guilherme de Siqueira Freitas et al. Desafios enfrentados com o uso de novas tecnologias: ensino e aprendizagem em período de pandemia covid-19. In:Anais doCOINTER-PDGVT: 2020-(Congresso Internacional de Gestão e Tecnologias).2020. Disponível em: https://cointer.institutoidv.org/smart/2020/pdvg/uploads/599.pdfAcesso em:09de Dez. 2021.

ROCHA, Flavia Sucheck Mateus da et al. O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19.Interacções,v. 16, n. 55, p. 58-82, 2020. Disponível em:< https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/20703> Acesso em: 05de Dez. 2021

RODRIGUES, Nara Caetano. Tecnologias de informação e comunicação na educação: um desafio na prática docente. Revista Fórum Linguístico,Florianópolis –SC, v. 6, n.1, p. 1 –22, 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2009v6n1p1> Acesso em: 07 de Dez. 2021

RONDINI,Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: Mudanças na prática docente.Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020. Disponível em:<https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085>Acesso em: 08 de Nov. 2021

SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros dos; MONTEIRO, Jean C. da Silva. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar –educação, cultura e sociedade,Bom Jesus da Lapa, v.2, p.01-15, jan/dez. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583> Acesso em: 18 de Nov. 2021

SILVA, Chayene C. S. Carvalho da; TEIXEIRA, Cenidalva M. de S. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19.Brazilian Journal of Development,v. 6, n. 9, p. 70070-70079, 2020. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16897> Acesso em: 08 de Dez. 2021

SILVA, Ione de C. Soares; PRATES, Tatiane da Silva; RIBEIRO, Lucineide F. Silva. As Novas Tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista Em Debate (UFSC),Florianópolis, v. 16, p. 107-123, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/view/1980-3532.2016n15p107> Acesso em: 11 de Out. 2021

SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson; XAVIER, Jurema Brasil. Educomunicação e alfabetização midiática:conceitos, práticas e interlocuções.São Paulo, SP: ABPEducom, 2016

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil.Debates em Educação, v. 12, n. 28,p. 19-41, 2020. Disponível em:https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157Acesso em: 13 de Nov. 2021.

SOBRINHO JUNIOR, João F.; MORAES, Cristina de C. de P.; A COVID-19 e os reflexos sociais do fechamento das escolas. Dialogia,São Paulo, n.36, p.128 –148, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18249.Acesso em: 15 de Out. 2021

SOUZA, Elmara P. de; Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, Bahia, v. 17, n.30, p. 110 –118, jul./dez. 2020. Disponível em:<https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127Acesso em: 23de Nov. 2021

TODOS, PELA EDUCAÇÃO. Nota Técnica: Ensino a distância na Educação Básica frente à pandemia da COVID-19.Todos Pela Educação, 2020. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf.Acesso em: 22 de Dez. 2021

VIEIRA, Leticia; RICCI, Maike C. C.; A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. OEMESC,Santa Catarina, editorial mensal, Abril de 2020. Disponível em: http://www.udesc.br/ensinomedioemscAcesso em: 03 de Dez. 2021

Downloads

Publicado

2023-03-11

Como Citar

Oliveira, E. G. de, & Oliveira, I. L. S. da S. de. (2023). AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: do desafio à solução para a educação frente à pandemia do novo coronavírus. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 2(2), 11–30. https://doi.org/10.56579/verum.v2i2.326

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.