ENSINO DE ARTES E O IMPACTO DO EPISTEMICÍDIO

UMA ANÁLISE DO MATERIAL DE ENSINO ESTRUTURADO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.1102

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Lei 10.639/2003, Lei 11.645/2008, Epistemicídio, Artes

Resumo

Esta pesquisa é oriunda do ciclo 2022-2023 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, desenvolvida na Universidade Federal de Rondonópolis e na Escola Estadual Professora Amélia de Oliveira Silva. Consideramos importantes as legislações reparadoras que visam a obrigatoriedade do ensino de história e culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras perpetradas pelas Lei no. 10.639/2003 e Lei no. 11.645/2008; no entanto, a materialização destas legislações depende da luta permanente para a sua inclusão nos currículos, nos materiais didáticos e nas práticas pedagógicas a fim de garantir uma educação democrática, inclusiva, antirracista, etc. Um dos obstáculos para a concretização das leis se deve ao epistemicídio que segue tentando escamotear, apagar e invalidar referenciais afro-indígenas dos espaços de produção de saberes. Nesse sentido, esta investigação apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo teórico-bibliográfica, além da empiria realizada por meio da análise do material de ensino estruturado de Artes. O objetivo da pesquisa é o de analisar os impactos do epistemicídio nas representações sociais, presentes no material de ensino estruturado, dentro do componente curricular de artes. O material de ensino estruturado foi adotado pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), produzido pela Somos Educação/Sistema Maxi de Ensino e Fundação Getúlio Vargas.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Conceição Brito, Escola Estadual Professora Amélia de Oliveira Silva / Universidade Federal de Rondonópolis

Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - Ensino

Merilin Baldan, Universidade Federal de Rondonópolis

Docente no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Rondonópolis. E-mail: merilin.baldan@ufr.edu.br. Orcid: 0000-0002-4605-961X  Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1459099126062848  

Vânia Maria dos Santos, Universidade de São Paulo

Mestre em Educação. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. Docente na SEDUC-MT. E-mail: mariavania811@gmail.com. Orcid: 0000-0002-5927-0887 Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/5097276587650384  

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Publicado

2024-07-03

Como Citar

Brito, C. E. C., Baldan, M., & Santos, V. M. dos. (2024). ENSINO DE ARTES E O IMPACTO DO EPISTEMICÍDIO: UMA ANÁLISE DO MATERIAL DE ENSINO ESTRUTURADO. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 4(1), 01–11. https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.1102

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