ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Visualizações: 53

Autores

  • Matheus Machado Moraes Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0009-0006-6336-1278
  • Adriano Aparecido Soares da Rocha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.1551

Palavras-chave:

Estatística e Probabilidade, Educação Física, Interdisciplinaridade

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um relato de experiência vivenciado durante a realização de uma atividade da disciplina ação de extensão IV, que aconteceu em uma escola de ensino fundamental na cidade de Breves-PA. Tem-se como objetivo promover o aprendizado de aspectos básicos de estatística e probabilidade entre alunos do 9° ano em aulas de educação física, através de uma abordagem interdisciplinar, evolvendo a prática de esporte e o levantamento de informações de dados estatísticos, tendo em vista que a alfabetização vai além de ler e escrever, percebe-se a importância de alfabetizar o aluno estatisticamente, objetivando desenvolver habilidades para a interpretação e análise de dados. Diante disso, faz-se necessário formar um aluno crítico, capaz de compreender e participar ativamente da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Machado Moraes, Universidade Federal do Pará

Graduado em matemática pela Universidade Federal do Pará – Campus do Marajó-Breves.

Adriano Aparecido Soares da Rocha, Universidade Federal do Pará

Professor da faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará – Campus do Marajó-Breves.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília Ministério da Educação, 1999.

FERNANDES, Marcelo. A importância do pensamento estatístico, 2015. Disponível em https://www.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-do-pensamento-estat%C3%ADstico-marcelo-fernandes/. Acesso em: 10 mar. 2024.

GONÇALVES, F.A.M.; SANTOS JUNIOR, G. Pesquisas que visam propostas interdisciplinares para o Ensino de Estatística e Probabilidade no Brasil: produções nos últimos anos. Revista Espacios, v. 37, n. 21, p. E-1, 2016. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a16v37n21/163721e1.html

IOSCHPE, Gustavo. A utopia sufoca a educação de qualidade. Revista Veja, São Paulo, ano 45, n. 15, p. 106-108, abr. 2012.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. 220 p.

MITTITIER, Juliana Gouvêa; LOURENÇON, Bárbara Negrini. Interdisciplinaridade na BNCC: quais perspectivas. In: VI SEMATED – Semana da Matemática e Educação Tendências em Educação Matemática, 2017, Araraquara, SP. Anais [...]. Araraquara: IFSP, 2017. Disponível em: https://arq.ifsp.edu.br/eventos/files/pdfs/SEMATED_2017_T6.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

Moraes, M. M., & Rocha, A. A. S. da. (2024). ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 4(1), 01–10. https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.1551

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.