A EDUCAÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA PARAENSE
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https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.769Palavras-chave:
Deficiência, Inclusão, Práticas EducativasResumo
O presente artigo é resultado de um projeto de pesquisa intitulado “A Inclusão escolar de crianças com deficiência na rede Municipal de Ensino de Óbidos/Pará”. Tem como foco central investigar a Educação Especial no contexto da Amazônia Paraense, com olhar para as práticas inclusivas, objetivando analisar o processo de inclusão escolar de crianças com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza às diferenças. Sua proposta traduz uma aspiração antiga, que é proporcionar educação de qualidade a todo cidadão, buscando remover barreiras de aprendizagem, criando espaços construtivos à inclusão. Nesse aspecto, destaca-se a escola, como um dos principais espaços de convivência, troca de conhecimentos e construção de cidadania. Do ponto de vista metodológico, realizou-se a pesquisa de campo, de cunho exploratório e documental. Dessa forma, analisamos que o processo de inclusão, ainda, é entendido como apenas a presença física do aluno, e não como parte integrante de um todo. Poucos docentes, conseguem perceber a diferença que a inclusão escolar traz na vida do educando, vendo na escola a possibilidade real de equidade socio educacional.
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