A EDUCAÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA PARAENSE
Visualizações: 204DOI:
https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.769Palavras-chave:
Deficiência, Inclusão, Práticas EducativasResumo
O presente artigo é resultado de um projeto de pesquisa intitulado “A Inclusão escolar de crianças com deficiência na rede Municipal de Ensino de Óbidos/Pará”. Tem como foco central investigar a Educação Especial no contexto da Amazônia Paraense, com olhar para as práticas inclusivas, objetivando analisar o processo de inclusão escolar de crianças com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza às diferenças. Sua proposta traduz uma aspiração antiga, que é proporcionar educação de qualidade a todo cidadão, buscando remover barreiras de aprendizagem, criando espaços construtivos à inclusão. Nesse aspecto, destaca-se a escola, como um dos principais espaços de convivência, troca de conhecimentos e construção de cidadania. Do ponto de vista metodológico, realizou-se a pesquisa de campo, de cunho exploratório e documental. Dessa forma, analisamos que o processo de inclusão, ainda, é entendido como apenas a presença física do aluno, e não como parte integrante de um todo. Poucos docentes, conseguem perceber a diferença que a inclusão escolar traz na vida do educando, vendo na escola a possibilidade real de equidade socio educacional.
Downloads
Referências
BRASIL. Resolução nº 02, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília – DF, 2001.
BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência. 2 ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.
CARVALHO, Rosita Edler. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. -6ª ed. – Porto Alegre: Mediação, 2014.
CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. 9ª ed. – Porto Alegre: mediação, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
SILVA, Aline Maria da. Educação Especial e Inclusão Escolar: História e fundamentos. Curitiba, Intersaberes, 2012. Disponível em: TRABALHO_EV137_MD7_SA100_ID786_08092020204554.pdf (editorarealize.com.br). Acesso em: 09 maio 2023.
SILVA, Daniele Feiten da; ALVES, Cássia Ferrazza. Aceitação Familiar da Criança com Deficiência: Revisão Sistemática da Literatura. Psicologia: Ciência e Profissão,v. 41 (n.spe 3), p. 1-15. 2021.
ORRÚ, Silvia Ester. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
RIBEIRO, Maria Sprovieri. BAUMEL, Roseli Cecilia Rocha de Carvalho. Educação Especial: do querer ao fazer. São Paulo: Avercamp, 2003.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. – São Paulo: Cortez, 2007.