A EDUCAÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA PARAENSE

Visualizações: 204

Autores

  • Euricléia Do Rosário Galúcio Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Breno Louzada Castro de Oliveira Universidade Federal do Oeste do Pará https://orcid.org/0000-0002-2423-3074

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.769

Palavras-chave:

Deficiência, Inclusão, Práticas Educativas

Resumo

O presente artigo é resultado de um projeto de pesquisa intitulado “A Inclusão escolar de crianças com deficiência na rede Municipal de Ensino de Óbidos/Pará”. Tem como foco central investigar a Educação Especial no contexto da Amazônia Paraense, com olhar para as práticas inclusivas, objetivando analisar o processo de inclusão escolar de crianças com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza às diferenças. Sua proposta traduz uma aspiração antiga, que é proporcionar educação de qualidade a todo cidadão, buscando remover barreiras de aprendizagem, criando espaços construtivos à inclusão. Nesse aspecto, destaca-se a escola, como um dos principais espaços de convivência, troca de conhecimentos e construção de cidadania. Do ponto de vista metodológico, realizou-se a pesquisa de campo, de cunho exploratório e documental. Dessa forma, analisamos que o processo de inclusão, ainda, é entendido como apenas a presença física do aluno, e não como parte integrante de um todo. Poucos docentes, conseguem perceber a diferença que a inclusão escolar traz na vida do educando, vendo na escola a possibilidade real de equidade socio educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Euricléia Do Rosário Galúcio, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora Mestra da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Breno Louzada Castro de Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Educação Brasileira pela UFG, com especialização em História do Brasil, licenciado e bacharel em História. Professor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus Óbidos.

Referências

BRASIL. Resolução nº 02, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília – DF, 2001.

BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência. 2 ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.

CARVALHO, Rosita Edler. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. -6ª ed. – Porto Alegre: Mediação, 2014.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. 9ª ed. – Porto Alegre: mediação, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

SILVA, Aline Maria da. Educação Especial e Inclusão Escolar: História e fundamentos. Curitiba, Intersaberes, 2012. Disponível em: TRABALHO_EV137_MD7_SA100_ID786_08092020204554.pdf (editorarealize.com.br). Acesso em: 09 maio 2023.

SILVA, Daniele Feiten da; ALVES, Cássia Ferrazza. Aceitação Familiar da Criança com Deficiência: Revisão Sistemática da Literatura. Psicologia: Ciência e Profissão,v. 41 (n.spe 3), p. 1-15. 2021.

ORRÚ, Silvia Ester. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

RIBEIRO, Maria Sprovieri. BAUMEL, Roseli Cecilia Rocha de Carvalho. Educação Especial: do querer ao fazer. São Paulo: Avercamp, 2003.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. – São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2024-05-23

Como Citar

Galúcio, E. D. R., & Oliveira, B. L. C. de. (2024). A EDUCAÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA PARAENSE. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 4(1), 01–11. https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.769

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.