INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO
AS IDEIAS DE ASAD HAIDER E MULHERES NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
Visualizações: 8DOI:
https://doi.org/10.56579/verum.v4i3.1690Palavras-chave:
Educação, Geografia, História, Livro Didático, IdeologiaResumo
Neste artigo, buscamos analisar como os conteúdos didáticos, especialmente os livros de Geografia e História, juntamente com as narrativas veiculadas pela mídia, escola e outras instituições, perpetuam estereótipos e marginalizam certos grupos sociais. Essas práticas contribuem para a construção de uma imagem estigmatizada e limitada do negro em diversas vivências e práticas sociais. Além disso, exploramos como a ideologia é perpetuada por esses aparatos midiáticos e como isso se reflete na Educação. Concluímos que é necessário promover uma educação que favoreça a justiça social e a equidade, destacando a importância de analisar outros materiais educacionais e implementar políticas que promovam a representatividade e inclusão nas práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
BIZELLI, J. L., & BIZARRO, C. R.. O Programa Nacional do Livro Didático e a política do livro didático no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 685-700, jul.-set. 2010.
BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld. Acesso em: 16 jun. 2024.
CANDIDO, Antônio. Literatura e subdesenvolvimento. In: A educação pela noite & outros ensaios. Digital source/Editora Atica, São Paulo, 1989, p. 140-162.
CARNEIRO, S. Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
CASTRO, Ana Lúcia. Culto ao corpo e estilos de vida: o jogo da construção das identidades na cultura contemporânea. Perspectivas (São Paulo), v. 31, p. 137-168. 2007.
DUSSEL, E. 1492: O Encobrimento do Outro - A Origem do Mito da Modernidade. Conferências de Frankfurt. Vozes Editora, Petrópolis. 1993.
GROSFOGUEL, Ramón. Descolonizando los universalismos occidentales: el pluri-versalismo transmoderno decolonial desde Aimé Césaire hasta los zapatistas. In: El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.
HAIDER, Asad. Armadilha da identidade: raça e classe nos dias de hoje. Tradução por Léo Vinicius Liberato. São Paulo: Editora Veneta, 2018.
HÖFLING, E.M. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação & Sociedade[online], v. 21, n. 70, p. 159-170. 2000.
HOOKS, Bell, 1952-. Olhares Negros: raça e representação. Tradução de Stephanie, 1984- Borges. São Paulo: Elefante, 2019. 350 p.
LAO -Montes, A. Decolonial moves: Trans-locating African diaspora spaces. Cultural Studies, Vol 21, 2007. p. 3009-338. DOI: https://doi.org/10.1080/09502380601164361.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis: Vozes, 2017.
NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem: sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil. Tempo social, v. 19, n. 1, p. 287-308, 2007.
PINTO, C.R.J. Feminismo, história e poder. Revista de Sociologia e Política, v. 18, n. 36, p. 15-23. 2010.
SANTOS, Hélio. A Busca de um Caminho para o Brasil: a trilha do ciclo vicioso. 2. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p.473.
SILVA, Ana Célia da. A Desconstrução da Discriminação no Livro Didático in Superando o Racismo na escola. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
TONINI, Ivaine Maria; GOULART, L.B. (ORG.); SANTANA FILHO M. (ORG.); MARTINS, R. E.W. (ORG.); COSTELA, ROSELANE Z. (ORG.). O livro didático de geografia e os desafios da docência para aprendizagem. 1ed. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 278.