INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO

AS IDEIAS DE ASAD HAIDER E MULHERES NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA

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Autores

  • Danieli Gomes Cordeiro Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0009-0005-6146-5279
  • Gisele Aparecida Soares dos Santos Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v4i3.1690

Palavras-chave:

Educação, Geografia, História, Livro Didático, Ideologia

Resumo

Neste artigo, buscamos analisar como os conteúdos didáticos, especialmente os livros de Geografia e História, juntamente com as narrativas veiculadas pela mídia, escola e outras instituições, perpetuam estereótipos e marginalizam certos grupos sociais. Essas práticas contribuem para a construção de uma imagem estigmatizada e limitada do negro em diversas vivências e práticas sociais. Além disso, exploramos como a ideologia é perpetuada por esses aparatos midiáticos e como isso se reflete na Educação. Concluímos que é necessário promover uma educação que favoreça a justiça social e a equidade, destacando a importância de analisar outros materiais educacionais e implementar políticas que promovam a representatividade e inclusão nas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Danieli Gomes Cordeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Gisele Aparecida Soares dos Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais

 Graduada em licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Cordeiro, D. G., & Santos, G. A. S. dos. (2024). INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO: AS IDEIAS DE ASAD HAIDER E MULHERES NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 4(3), 01–16. https://doi.org/10.56579/verum.v4i3.1690

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