O ESTUDO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A INCLUSÃO DO SURDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

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Autores

  • Lana Cristina Silveira Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Geralda Irene Pereira Nunes Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Ewerton da Silva Ferreira Centro de Estudos Interdisciplinares https://orcid.org/0000-0001-7588-0338

Palavras-chave:

Inclusão, Surdo, Libras, Alfabetização, Educação Infantil

Resumo

A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o uso da Libras como instrumento de inclusão no âmbito da Educação Infantil, tendo em vista as práticas de alfabetização e inclusão desenvolvidas pelos professores no processo de alfabetização e inclusão dos alunos surdos. Além disso, consta como objetivos, verificar quais políticas públicas foram criadas para a inclusão de LIBRAS no ambiente escolar e os desafios do ensino dessa língua na Educação Infantil. Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, que permitiu uma maior aproximação entre pesquisador e os sujeitos da pesquisa. Também foi utilizado o método bibliográfico e documental para buscar subsídios para elaboração da presente pesquisa. Conclui-se que, para a inclusão se concretize na Educação Infantil, é importante o conhecimento em Libras por os envolvidos que fazem parte desse processo para facilitar a comunicação e o aprendizado entre ambos.

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Biografia do Autor

Lana Cristina Silveira Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (FAFIDIA), e pós graduanda em Atendimento Educacional Especializado (AEE) na perspectiva da Educação Inclusiva  pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Geralda Irene Pereira Nunes, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui graduação em Normal Superior - Magistério das séries iniciais do Ensino fundamental pela Universidade Estadual de Montes Claros  (Unimontes).

Ewerton da Silva Ferreira , Centro de Estudos Interdisciplinares

Mestre em Políticas Públicas e Licenciado em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Pampa. Presidente do Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER.

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Publicado

2022-03-27

Como Citar

Silva, L. C. S., Nunes, G. . I. P., & Ferreira , E. da S. (2022). O ESTUDO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A INCLUSÃO DO SURDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 1(3), 39–52. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/321

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