A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA, AS POLÍTICAS PÚBLICAS, AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES E A INCLUSÃO
Visualizações: 120DOI:
https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.773Palavras-chave:
Educação, Cidadania, Desenho Universal, InclusãoResumo
O tema desse trabalho, A Educação pós pandemia, as políticas públicas, as adaptações curriculares e a inclusão tem como objetivo da pesquisa analisar e refletir a respeito do processo da educação no Brasil após a pandemia do Covid-19. O que se pretendeu estudar, ancorado numa metodologia analítica, hermenêutica e reflexiva, foi como são construídas as imagens sobre a educação e a pedagogia após pandemia, que possibilidades de estratégias para a inclusão são necessárias com a instauração da tecnologia nas escolas. A pesquisa trouxe a reflexão como estratégia para a inclusão do Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA para as classes regulares e para os Atendimentos Educacionais Especiais – AEE. Concluindo, refletiram-se a busca por uma pedagogia com novos paradigmas para a educação apoiando-se na inclusão e na tecnologia, rompendo com as práticas tradicionais. A pesquisa aponta que o percurso permanece inconcluso, pois emergem as necessidades de mudanças em diferentes contextos e implementação de políticas públicas que ousem a serem efetivadas.
Downloads
Referências
COSTIN, Claudia. Educar para um Futuro mais sustentável e inclusivo. Estudos Avançados. v. 34, n. 100. 2020.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de; SANTOS, Catarina. A qualidade da educação: Conceitos e Definições. Brasília: INEP/MEC, 2007.
JOHNSON-HARRIS; MUNDSCHENK. Working Effectively with Students with BD in a General Education Classroom: The Case for Universal Design for Learning. The Clearing House: A Journal of Education Strategies, Issues and Ideas, v. 87, n. 4, p. 168-174. 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/00098655.2014.897927. Acesso em: 10 abr. 2022.
NAJJAR, Jorge; MOCARZEL, Marcelo. Políticas Públicas em Educação: Conceitos, Contextos e Práticas. Editora Appris. Curitiba, 2017.
ZERBATO, MENDES. Desenho Universal para a Aprendizagem. Educação Unisinos, v. 22 n. 2, p. 147-155. 2018.