O TRABALHO DOCENTE COM AS REDES SOCIAIS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

UM ESTUDO NETNOGRÁFICO NO BRASIL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.744

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Ensino Remoto Emergencial, Redes Sociais

Resumo

O Ensino Remoto Emergencial (ERE), forma de ensino adotada em função da necessidade de distanciamento social ocasionado pelo novo Coronavírus fez com que a escola alterasse as dinâmicas de funcionamento, impactando diretamente no trabalho docente. Assim, professores necessitaram se adaptar para que a educação básica não parasse, e assim adotaram diversas formas de trabalho e contato com estudantes e comunidade. Desta forma o presente trabalho, recorte de pesquisa de Tese de Doutorado realizada com professores brasileiros, tem como objetivo apresentar os impactos que o uso das redes sociais trouxe para alunos e professores durante o ERE. O procedimento metodológico baseado na netnografia contou com a participação de 50 professores de 11 estados brasileiros. Concluiu-se neste estudo, que as redes sociais, aplicativos de mensagens e demais meios virtuais, foram aportes essenciais para o contato com os estudantes, além disso, apesar dos aspectos negativos, houveram resultados positivos, tanto para alunos, quanto para professores.

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Biografia do Autor

Valdirene Hessler Bredow, Instituto Federal Sul Rio-grandense de Educação e Tecnologia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Associada no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). Coordenadora do Projeto Artes Visuais do PIBID/UFPel (2014-2018). Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas (1987) e Bacharel em Pintura (1990). Especialista em Arte-Educação, Artes Plásticas (1990) pelo ILA/UFPel. Professora Pesquisadora I no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CLEC/UFPel - Universidade Aberta do Brasil - UAB (2013-2014). Professora de Artes Visuais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS (1991-2010). Realiza atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, com ênfase na temática da Formação de Professores: Mídias, tecnologias e Artes Visuais, Cultura Visual, Educação Estética e Experiência.

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Publicado

2023-09-11

Como Citar

Hessler Bredow, V., & Polidori Zamperetti, M. (2023). O TRABALHO DOCENTE COM AS REDES SOCIAIS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO NO BRASIL. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 3(1), 24–42. https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.744

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