ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2020 E SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Visualizações: 196

Autores

  • Nubia Velasque Amaral Universidade Federal do Pampa
  • Sandra Micheli Greff Menuzzi Universidade Federal do Pampa
  • Muriel Pinto Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v1i1.167

Palavras-chave:

Anuário 2020;, Educação Básica;, Educação Superior;, Políticas Públicas.

Resumo

O presente trabalho visa realizar uma breve síntese sobre o Ensino Básico e o Ensino Superior no Brasil, levando em consideração os dados levantados pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica do ano de 2020, trazendo com isso apontamentos, diretrizes, deficiência e potencialidades de reflexão ao que se refere à educação. O interessante deste documento é que, além de fornecer dados precisos e atuais, ele também possibilita uma análise em conjunto com dados e categorias diversas, a exemplo de questões como acesso à escola, trajetórias escolares, modalidades e fases de ensino, questões acerca do perfil geral de professores e alunos, perpassando ainda por questões de aprendizagem, gestão escolar e financiamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nubia Velasque Amaral, Universidade Federal do Pampa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas –PPGPP, pela UNIPAMPA, Campus São Borja/RS. Bacharela em Direito pelas Faculdades Integradas Machado de Assis. E-mail: greff_sandra@yahoo.com.br

Sandra Micheli Greff Menuzzi, Universidade Federal do Pampa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas –PPGPP, pela UNIPAMPA, Campus São Borja/RS. Bacharela em Direito pelas Faculdades Integradas Machado de Assis.

Muriel Pinto, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Geografia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus São Borja.

Referências

BRASIL. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020. São Paulo: Editora Moderna, 2020

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional nº 9394/96. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 04 nov. 2020

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação –PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 04 nov. 2020

LIMA, Paulo Gomes. Políticas de educação superior no Brasil na primeira década do século XXI: alguns cenários e leituras. Revista Avaliação: Campinas, São Paulo. vol.18 no.1 Sorocaba Mar. 2013

PRATES, A. A. P.; BARBOSA, M. L. O.. A expansão e as possibilidades de democratização do ensino superior no Brasil. Caderno CRH. vol. 28, núm. 74, maio-ag, 2015, pp. 327-339. Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil

SCHWARTZMAN, Simon. O Ensino Superior no Brasil: a busca de alternativas. VII Fórum Nacional, Instituto Nacional de Altos Estudos, Rio de Janeiro. 1996. Disponível em: . Acesso em: 00 nov. 2020

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Amaral, N. V., Menuzzi, S. . M. G., & Pinto, M. (2021). ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2020 E SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 1(1), 64–74. https://doi.org/10.56579/verum.v1i1.167

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.