SABER-FAZER DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

QUEM CONSTRÓI O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO?

Visualizações: 1

Autores

  • Joabe Dias de Almeida Faculdade Santíssimo Sacramento
  • Júlia Silva Pinto Faculdade Santíssimo Sacramento
  • Amilton Alves de Souza Rede Estadual de Ensino https://orcid.org/0000-0003-4511-1161
  • Michelli Maia Moreira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v5i1.1920

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Educação, Escola, Projeto Político Pedagógico

Resumo

O presente artigo científico, que apresenta como título “Saber-fazer do coordenador pedagógico: Quem constrói o projeto político pedagógico?”, e como questão-problema “Quais são os saberes e fazeres do coordenador pedagógico na construção do projeto político pedagógico?” Traçou como objetivo geral: Compreender como se constituem os saberes e fazeres do coordenador pedagógico na construção do PPP; e como objetivos específicos: Entender as concepções de educação; escola; saberes; fazeres; coordenador pedagógico e PPP; identificar os saberes e fazeres do coordenador pedagógico na construção do PPP; analisar como se constitui os saberes e fazeres do coordenador na construção do PPP. Utilizou-se a pesquisa de campo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, tendo como instrumento metodológico, a entrevista semiestruturada aplicada em uma instituição pública do município de Pojuca-BA. Além da contribuição acadêmica, esperamos contribuir para enfatizar a importância do papel do coordenador pedagógico na construção do projeto político pedagógico nas instituições de ensino. Concluímos, portanto, que a articulação de saberes, práticas e dados educacionais fortalece a construção do PPP, evidenciando a importância desse documento como guia estratégico e transformador da realidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joabe Dias de Almeida , Faculdade Santíssimo Sacramento

Licenciando em Pedagogia pela Faculdade Santíssimo Sacramento.

Júlia Silva Pinto, Faculdade Santíssimo Sacramento

Licencianda em Pedagogia pela Faculdade Santíssimo Sacramento.

Amilton Alves de Souza, Rede Estadual de Ensino

Doutor em Difusão do Conhecimento; Coordenador Pedagógico da Rede Estadual de Ensino; Gestão, Coordenação e Práticas educomunicativa em Educação de Jovens e Adultos. 

Michelli Maia Moreira, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Línguas e Cultura, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

ARAÚJO, Jânio Alexandre de; TEIXEIRA, Rivânia Gomes; GOMES, Bárbara Campos; SOUZA GOMES, Lorena de. Perspectivas do coordenador pedagógico como agente de transformação da prática docente. Plataforma Espaço Digital, [s.d.]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021. Acesso em: 5 nov. 2023.

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2002.

CANDAU, Vera Maria (org.). Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

ENTENDA o que é e como surgiu a LDB que rege a educação. Portal da Universidade Tiradentes, 2021. Disponível em: https://portal.unit.br/blog/noticias/entenda-o-que-e-e-como-surgiu-a-ldb-que-rege-a-educacao/. Acesso em: 5 nov. 2023.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Tribunal de Justiça do Estado do Acre, [s.d.]. Disponível em: https://www.tjac.jus.br/infancia-e-juventude/estatuto-da-crianca-e-adolescente-eca/. Acesso em: 5 nov. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999-2002. 6 v.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. - jul. 2005-2006. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum. Acesso em: 10 mar. 2025.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2001.

PATTON, Michael Quinn. Métodos qualitativos de avaliação e pesquisa. London: Sage Publications, 2023.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VEIGA, Ilma Passos A. Projeto político pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político pedagógico da escola – uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

WESLLEY BARBOSA. Didática - Libâneo | Análise completa. YouTube, 16 nov. 2020. Disponível em: https://youtu.be/FKj_UvO2Ci0?si=gwlylCUWb5xqsIZS. Acesso em: 5 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2025-04-02

Como Citar

Almeida , J. D. de, Pinto, J. S., Souza, A. A. de, & Moreira, M. M. (2025). SABER-FAZER DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: QUEM CONSTRÓI O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO?. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 5(1), 01–17. https://doi.org/10.56579/verum.v5i1.1920

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.