SABER-FAZER DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
QUEM CONSTRÓI O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO?
Visualizações: 1DOI:
https://doi.org/10.56579/verum.v5i1.1920Palavras-chave:
Coordenação pedagógica, Educação, Escola, Projeto Político PedagógicoResumo
O presente artigo científico, que apresenta como título “Saber-fazer do coordenador pedagógico: Quem constrói o projeto político pedagógico?”, e como questão-problema “Quais são os saberes e fazeres do coordenador pedagógico na construção do projeto político pedagógico?” Traçou como objetivo geral: Compreender como se constituem os saberes e fazeres do coordenador pedagógico na construção do PPP; e como objetivos específicos: Entender as concepções de educação; escola; saberes; fazeres; coordenador pedagógico e PPP; identificar os saberes e fazeres do coordenador pedagógico na construção do PPP; analisar como se constitui os saberes e fazeres do coordenador na construção do PPP. Utilizou-se a pesquisa de campo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, tendo como instrumento metodológico, a entrevista semiestruturada aplicada em uma instituição pública do município de Pojuca-BA. Além da contribuição acadêmica, esperamos contribuir para enfatizar a importância do papel do coordenador pedagógico na construção do projeto político pedagógico nas instituições de ensino. Concluímos, portanto, que a articulação de saberes, práticas e dados educacionais fortalece a construção do PPP, evidenciando a importância desse documento como guia estratégico e transformador da realidade escolar.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Jânio Alexandre de; TEIXEIRA, Rivânia Gomes; GOMES, Bárbara Campos; SOUZA GOMES, Lorena de. Perspectivas do coordenador pedagógico como agente de transformação da prática docente. Plataforma Espaço Digital, [s.d.]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021. Acesso em: 5 nov. 2023.
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2002.
CANDAU, Vera Maria (org.). Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
ENTENDA o que é e como surgiu a LDB que rege a educação. Portal da Universidade Tiradentes, 2021. Disponível em: https://portal.unit.br/blog/noticias/entenda-o-que-e-e-como-surgiu-a-ldb-que-rege-a-educacao/. Acesso em: 5 nov. 2023.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Tribunal de Justiça do Estado do Acre, [s.d.]. Disponível em: https://www.tjac.jus.br/infancia-e-juventude/estatuto-da-crianca-e-adolescente-eca/. Acesso em: 5 nov. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999-2002. 6 v.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. - jul. 2005-2006. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum. Acesso em: 10 mar. 2025.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2001.
PATTON, Michael Quinn. Métodos qualitativos de avaliação e pesquisa. London: Sage Publications, 2023.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VEIGA, Ilma Passos A. Projeto político pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político pedagógico da escola – uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
WESLLEY BARBOSA. Didática - Libâneo | Análise completa. YouTube, 16 nov. 2020. Disponível em: https://youtu.be/FKj_UvO2Ci0?si=gwlylCUWb5xqsIZS. Acesso em: 5 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 VERUM: Revista de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.