O HOMEM E A ESCOLA EM TRANSFORMAÇÃO: O QUE PODEMOS RESGATAR DOS GREGOS?

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Autores

  • Daniella Lopes de Souza Machado Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0002-1915-8743
  • Fábio Stoffels Universidade Estadual de Goiás
  • Ednamar Fátima de Urzêdo Vitória Universidade Estadual de Goiás

Resumo

A sociedade organiza-se e desenvolve-se a partir de uma racionalidade, assim a educação, enquanto formadora e constitutiva do homem, tem se relacionado com os anseios de cada época histórica. A própria concepção de educação, da sua finalidade, e, consequentemente, da escola altera-se conforme a racionalidade predominante. Nesse sentido, busca-se, neste artigo, por meio de uma revisão bibliográfica, compreender, a partir de uma leitura histórica e filosófica, as transformações do homem, da sociedade e da cultura e as relações entre a razão e a educação. Para isso, buscou-se traçar a trajetória histórica da educação e da razão para chegarmos à análise da constituição da escola contemporânea, do seu sentido e das possibilidades dessa escola proporcionar uma formação humanizadora.

 

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

Lopes de Souza Machado, D., Stoffels, F., & Fátima de Urzêdo Vitória, E. (2023). O HOMEM E A ESCOLA EM TRANSFORMAÇÃO: O QUE PODEMOS RESGATAR DOS GREGOS?. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 2(1), 37–47. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/358