A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM FOCO

UMA ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DA META 6 DO PNE (2014-2024) NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA/SP

Visualizações: 9

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v4i3.1647

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Educação em Tempo Integral, São João da Boa Vista

Resumo

Este artigo analisa dados relacionados ao cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), relativa à educação em tempo integral, no município de São João da Boa Vista/SP, utilizando como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, a análise documental e de dados quantitativos sobre o avanço da meta no município. Os dados revelaram que o município em tela atingiu, quantitativamente, a meta 6 proposta no PNE. No entanto, há que se envidar esforços no sentido de garantir o cumprimento da meta também do ponto de vista qualitativo, denotando a necessidade de outros estudos relativos à temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lubarino Vilas Boas , Instituto Federal de São Paulo

Atua como Docente de Química da Rede Estadual de Ensino de São Paulo no município de São José dos Campos. Especialista em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) (2024). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) (2023). Graduanda em Química Bacharelado pela Faculdade Anhanguera. Licenciada em Ciências Naturais: habilitação em Química pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus São João da Boa Vista (2021). Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB) (2022). Participou de Projeto de Iniciação Científica intitulado "A implementação da meta 6 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) no município de São João da Boa Vista/SP", fomentado pelo IFSP, Câmpus São João da Boa Vista (2019-2020). 

Andréia Silva Abbiati, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Docente da área de Educação/Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus São João da Boa Vista. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2019). Vice-líder do Laboratório de Gestão Educacional (LAGE/UNICAMP) e pesquisadora do ARES (Avaliação e Relações Escolares) do IFSP. Vice-Diretora da seção São Paulo da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) no biênio 2021-2023. Possui experiência na área educacional, com ênfase em políticas públicas e sistemas de ensino, desenvolvendo pesquisas relacionadas às temáticas direito à educação, educação (em tempo) integral, planejamento educacional e formação de professores. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIs)

Referências

ABBIATI, A. S. O direito à educação integral nos planos de educação (2015-2025) dos municípios da Região Metropolitana de Campinas. 2019. 504f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

BRASIL. Balanço do Plano Nacional de Educação. Recortes e trajetórias dos indicadores de monitoramento. 2022. Disponível em: Balanço_do_PNE_2022_-_Trajetórias_e_recortes.pdf (hospedagemdesites.ws). Acesso em: 15 jul. 2024.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 06 ago. 2024.

BRASIL. Educação integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: MEC/ SECAD, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinal_educ_integral.pdf. Acesso em: 04 ago. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: MF/MP/MEC, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 04 ago. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 14 jul. 2024.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: MJ, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 14 jul. 2024.

BRASIL. Meta 6. Relatório do 5º ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. 2024. Disponível em: https://inepdata.inep.gov.br/analyticsRes/res/pne/ficha_tecnica/FICHAS_TECNICAS_06.pdf. Acesso em: 06 ago. 2024.

BRASIL. Planejando a próxima década - Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC/SASE, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 11 jun. 2024.

BRASIL. O Plano Municipal de Educação – Caderno de Orientações. Brasília, DF: MEC/SASE, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_pme_caderno_de_orientacoes.pdf. Acesso em: 25 jul. 2024.

CARVALHO, M. C. B. O lugar da educação integral na política social. Cadernos Cenpec, São Paulo, n. 2, 2006. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/166. Acesso em: 18 jul. 2024.

CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. Educação em Tempo Integral. 2014. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/glossario/educacao-em-tempo-integral/#:~:text=O%20termo%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20em%20Tempo,disciplinas%20para%20o%20curr%C3%ADculo%20escolar. Acesso em: 19 jun. 2024.

COELHO, L. M. C. C. História(s) da educação integral em tempo integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 83-96, abr. 2009. Disponível em: Vista do História(s) da educação integral* (inep.gov.br). Acesso em: 06 ago. 2024.

DUARTE, C. S. Direito público subjetivo e políticas educacionais. São Paulo em perspectiva, São Paulo, v.18, n.2, abr./jun. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392004000200012. Acesso em: 10 jun. 2024.

GONÇALVES, A. S. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 1, n. 6, p.129-135, 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/136. Acesso em: 12 nov. 2024.

GUARÁ, I. M. F. R. Educação e desenvolvimento integral: articulando saberes na escola e além da escola. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 65-81, abr. 2009. Disponível em: Vista do Educação e desenvolvimento integral: articulando saberes na escola e além da escola (inep.gov.br). Acesso em: 24 jul. 2024.

INEP. Painel de Indicadores do Plano Nacional de Educação – Meta 6. 2024. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNzRkNzEwOGUtMjIwNS00YThlLTk4ZmUtMTM5NjJmMGFmMzNlIiwidCI6IjI2ZjczODk3LWM4YWMtNGIxZS05NzhmLWVhNGMwNzc0MzRiZiJ9. Acesso em: 06 ago. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados – São João da Boa Vista. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/sao-joao-da-boa-vista.html. Acesso em: 06 ago. 2024.

PARO, V. H. et al. Escola de tempo integral: desafio para o ensino público. São Paulo: Cortez – Autores Associados, 1988.

PESTANA, S. F. P. Afinal, o que é educação integral?. Revista Contemporânea de Educação, vol. 9, n. 17, jan./jun., 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/viewFile/1713/1562. Acesso em: 18 abr. 2024.

SANTOS, E. A educação como direito social e a escola como espaço protetivo de direitos: uma análise à luz da legislação educacional Brasileira. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e184961, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v45/1517-9702-ep-45-e184961.pdf. Acesso em: 18 abr. 2024.

SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Lei Orgânica do Município de São João da Boa Vista. São João da Boa Vista: Câmara Municipal, 1990. Disponível em: https://sapl.saojoaodaboavista.sp.leg.br/media/sapl/public/normajuridica/1990/1/lei_organica_municipal.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.

SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Plano Municipal de Educação. São João da Boa Vista: Departamento Municipal de Educação, 2015. Disponível em: http://www.saojoao.sp.gov.br/home/pdf/Documento%20Base%20PME%20SJBV%20%20final.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.

TEIXEIRA, A. Uma experiência de Educação Primária Integral no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, vol. 38, nº 87, p. 21-33, jul./set., 1962. Disponível em: EDUCADORES_m54p1_Artigo_UmaExperienciadeEducacaoPrimariaIntegralnoBrasil_AnisioTeixeira.PDF (inep.gov.br). Acesso em: 14 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Boas , M. L. V., & Abbiati, A. S. (2024). A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM FOCO: UMA ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DA META 6 DO PNE (2014-2024) NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA/SP. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 4(3), 01–17. https://doi.org/10.56579/verum.v4i3.1647

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.