PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DE SÃO MARCOS (1938-1947)
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https://doi.org/10.56579/verum.v2i1.350Palavras-chave:
História da Educação, Instituições Escolares, Grupo Escolar de São Marcos, Grupo Escolar MaranhãoResumo
O estudo da história das instituições escolares tem despertado interesse de diferentes pesquisadores. No campo da história da educação, valendo-se da perspectiva da história cultural, as investigações têm destacado a importância das relações de contexto na compreensão dos sentidos produzidos em um determinado espaço e tempo. Nesse sentido, autores como Pesavento (2004) e Gertz (2005) serviram como referenciais teóricos para este trabalho. Nosso estudo tem como objetivo analisar e compreender os processos de implantação do Grupo Escolar de São Marcos, nos seus primeiros tempos de funcionamento, considerando que entre 1938 e 1947 a instituição ficou conhecida por diferentes nomenclaturas. A metodologia utilizada foi análise documental histórica, como argumenta Pimentel (2001), sendo necessário a organização de quadros a partir das fontes selecionadas para o estudo. O conjunto de documentos evidencia que o contexto político do Estado Novo, implantado no governo de Getúlio Vargas, exerceu um papel importante na organização das práticas cotidianas dos grupos escolares. Como resultado ‘parcial destacamos que em dimensão regional, em uma comunidade de estudantes descendentes de imigrantes italianos, as atividades cívico-nacionalistas tiveram um papel significativo como disseminação de um sentimento pátrio, a mudança no nome da instituição também se relaciona ao contexto político do período.
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Referências
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