CTS E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC POSSIBILIDADES E INTER-RELAÇÕES

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v4i2.1355

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular; Lei de Diretrizes e Bases da Educação; Ensino de História; Sociedade Civil., Educação

Resumo

O movimento Ciência, tecnologia e Sociedade (CTS) surge através da comunidade acadêmica em oposição a visão tecnocrática da ciência e tecnologia. No entanto, a literatura traz um silenciamento quando correlacionamos a Educação Física (EF) ao movimento CTS. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo buscar inter-relações entre o movimento CTS e a EF na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando possibilidades de atuação conjunta. Em nossas buscas foi encontrado apenas um estudo que correlacionou as duas áreas foco desta revisão. Mesmo diante desta limitação observamos que a integração EF e CTS é factível e pode fornecer uma alternativa de fundamentação para pesquisa em EF. A EF é capaz de se apropriar dos conceitos do movimento CTS, pois estes, apresentam alinhamento com a BNCC. Por fim, mais estudos são necessários para elucidar como se delineou a dinâmica das teorias pedagógicas e o movimento CTS ao longo do tempo no Brasil e seus desdobramentos nas propostas educacionais.

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Biografia do Autor

Alexandre Barai, Prefeitura Municipal de Araras

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos, Professor da Prefeitura Municipal de Araras. E-mail: alexandrebarai@outlook.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5503-5388

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5585999713845606

Brasil, São Paulo, Araras.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Barai, A. (2024). CTS E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC POSSIBILIDADES E INTER-RELAÇÕES. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 4(2), 01–12. https://doi.org/10.56579/verum.v4i2.1355

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