CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS PELO AABB COMUNIDADE

HISTÓRIAS DE SUCESSO

Visualizações: 32

Autores

  • Adriana Hartemink Cantini Universidade Federal do Pampa
  • Juliana Raquel Sarmanho Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.875

Palavras-chave:

AABB Comunidade, Projeto de vida, Vulnerabilidade Social

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral deste trabalho é conhecer como esse Programa funciona na cidade de São Borja (RS), identificando cinco (05) casos de sucesso – de crianças ou adolescentes que participaram do AABB Comunidade e tiveram seus projetos de vida realizados face as oportunidades oferecidas A metodologia utilizada para a abordagem do problema foi a do método dedutivo que se utilizou de uma pesquisa, documental e de análise qualitativa através dos relatos das experiências de alguns sujeitos participantes do Programa. Para a realização deste estudo, utilizamos dados atualizados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020 e fundamentação legal que justifica a atuação da organização da sociedade civil na execução de políticas que atendam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Estudamos o caso específico do Programa AABB Comunidade e o impacto da ação no projeto de vida de crianças e adolescentes atendidos pelo Programa e hoje, adultos. As vozes dos sujeitos foram extraídas dos arquivos do Programa, através de depoimentos colhidos pelo coordenador e não tiveram tratamento especial. Buscamos a resposta ao problema inicial da pesquisa que era: o que a participação no Programa contribuiu para o desenvolvimento do seu projeto de vida? Reafirmamos que o direito ao desenvolvimento do projeto de vida é reconhecido pela Jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos como um direito fundamental que requer a atuação do Estado e da sociedade com atendimento mínimo das necessidades básicas dos sujeitos de direito em formação e em situação de vulnerabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Hartemink Cantini , Universidade Federal do Pampa

Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa. Docente Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas.

Juliana Raquel Sarmanho, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Pampa – Unipampa. Especialista em Políticas Públicas de Atenção a crianças em situação de violênia. Técnica de Biocombustíveis pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Atuo como agente comunitário de saúde da Prefeitura Municipal de São Borja. Experiência com ensino fundamental e médio Facilitador pedagógico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândida Vargas e na Escola Municipal de Ensino Médio Apparício Silva Rillo.

Referências

AABB COMUNIDADE. Projeto Político Pedagógico AABB Comunidade, abril de 2021. Disponível em: https://www.aabbcomunidade.com.br/wp-content/uploads/2021/04. Acesso em: 12 fev. 2021.

ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Fundação Ford Open Society. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2020/10/anuario-14-2020-v1-interativo.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no Direito Constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

BOBBIO, Norberto. A Era dos direitos. Rio de Janeiro: Nova Ed., 2004.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 16 jul. 2021.

BRASIL. Decreto nº.99.710, de 21 de novembro de 1990. Promulga a Convenção sobre os Direitos da Criança. Publicado no DOU de 22.11.1990.

BRASIL. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Publicado no DOU 16.7.1990 e retificado em 27.9.1990.

BRASIL. Ministério da Saúde. ¨Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: orientação para gestores e profissionais de saúde / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

DEMO, Pedro. Sociologia. Uma introdução Crítica. 2°ed – São Paulo: Atlas, 1985.

DIAS, Reinaldo; MATOS, Fernanda. (Orgs.). Políticas Públicas: Princípios Propósitos e Processos. Itajaí: Editora Casa Aberta, 2012.

FERREIRA Luiz Antonio Miguel et all; In: Impactos das políticas educacionais no cotidiano das escolas públicas plano nacional de educação. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/Noticias/impactos_politicas_educacionais_cotidiano_escolas_publica_PNE.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários a prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

PREFEITURA DE SÃO BORJA. Plano Plurianual para a gestão 2018/2021- Prefeitura Municipal de São Borja. Disponível em: https://www.saoborja.rs.gov.br. Acesso em: 15 abr. 2021.

SANTOS, Milton Alves, BARONE Claudia. Projeto de vida: caminhos para o desenvolvimento integral/Ação Comunitária do Brasil. São Paulo, 2014.

SILVA, Aida Maria Monteiro. Educação em direitos humanos e exclusão social. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

TORRES, Ricardo Lobo. O direito ao mínimo existencial. Rio de Janeiro: Renovar, 2009.

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

Cantini , A. H., & Sarmanho, J. R. (2024). CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS PELO AABB COMUNIDADE: HISTÓRIAS DE SUCESSO. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 4(1), 01–16. https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.875