ANÁLISE DA REALIDADE SOCIOECONÔMICA DA ALDEIA AMAMBAI

por uma proposta etnodesenvolvimentista

Visualizações: 127

Autores

Resumo

A relação com a terra e a viabilidade da produção de forma sustentável é fundamental porque é a base da sobrevivência indigena. A produção agrícola indigena não faz uso de agrotóxicos nem tem por lógica a exaustão dos recursos naturais. Dessa forma, a presente proposta busca aproximar os fundamentos econômicos do desenvolvimento para com a perspectiva da sustentabilidade por meio do etnodesenvolvimento. A análise das políticas públicas estaduais e municipais e a descrição da realidade socioambiental da Aldeia completam o rol de objetivos do presente trabalho. A aldeia Amambaí está localizada no município de Amambai,MS, e abriga a etnia Guarani-Kaiowá, que nesse espaço busca manter, apesar da realidade desafiadora, sua dinâmica produtiva sustentável. A realidade analisada é marcada por sobrevivência, conflitos, carências e potencialidades. O mérito das melhorias e atenção necessárias pauta-se também pelo papel didático que a comunidade indígena tem a desempenhar: a educação ecológica! A economia indígena tem a expertise sobre as dimensões da sustentabilidade! O etnodesenvolvimento se constitui numa alternativa viável e acessível. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Lamberti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Desenvolvimento Regional, Doutora em Economia do Desenvolvimento, docente efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Pesquisadora dos temas relacionados ao desenvolvimento regional, relações socioeconômicas em região de fronteira e Direito & Economia. Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Turismo, Hospitalidade e Sustentabilidade (GESTHOS/UEMS) e Organizações, Governo e Sociedade (OGS/UEMS).

Downloads

Publicado

2023-03-11

Como Citar

Benites, K., & Lamberti, E. . (2023). ANÁLISE DA REALIDADE SOCIOECONÔMICA DA ALDEIA AMAMBAI : por uma proposta etnodesenvolvimentista. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 2(2), 40–54. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/369