O NOVO ENSINO MÉDIO E O NEOLIBERALISMO
A EDUCAÇÃO DENTRO DA LÓGICA CAPITALISTA
Visualizações: 1102DOI:
https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.770Palavras-chave:
Capitalismo, Educação, Neoliberalismo, Novo Ensino MédioResumo
Com a reforma do Novo Ensino Médio, se observou diversos aspectos problemáticos em sua formulação e na maneira como foi aprovada em 2017. Além disso, em sua estrutura e parâmetros, se observou diversos traços da ideologia da classe dominante, levando a comunidade de docentes e discentes ao questionamento sobre qual é a real intencionalidade desta referida reforma. Nesse sentido, o seguinte estudo busca entender qual é o papel desta reforma dentro de uma série de mudanças ocorridas no Brasil depois da ruptura política de 2016, quais são suas implicações e para quem ela está servindo. Ademais, buscaremos entender como a educação brasileira vem sendo cooptada pela lógica capitalista, transformando ela em uma ferramenta que funciona a partir da lógica de mercado. O estudo se baseia em uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo por meio do Google acadêmico, nos possibilitando um maior aporte teórico. Conclui-se, a necessidade de lutar pela revogação do Novo Ensino Médio, buscando a retomada de uma educação humanística.
Downloads
Referências
ANDRIOLI, Antonio. As políticas educacionais no contexto do neoliberalismo. Revista espaço acadêmico, v. 2, n. 13, 2002
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
GRAMSCI, Cadernos do cárcere, Volume 2. Edição e Tradução C. N. Coutinho (co-edição);
L. S. Henriques; M. A. Nogueira. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
DA EMPOLI, Giuliano. Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. Vestígio Editora, 2019.
DE FREITAS, Josí Aparecida; DA SILVA BUENO, Marisa Fernanda. Reforma do ensino médio: uma política neoliberal para o (auto) governo da educação brasileira. Teoria e Prática da Educação, v. 21, n. 2, p. 71-83, 2018.
DE SOUZA CORRÊA, Shirlei; DE OLIVEIRA GARCIA, Sandra Regina. “Novo ensino médio: quem conhece aprova!” Aprova?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 604-622, 2018. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.11469
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
GARCIA, Sandra Regina Oliveira; DA SILVA CZERNISZ, Eliane Cleide; PIO, Camila Aparecida. ‘Novo’Ensino Médio? Customização neoliberal da formação integral. Retratos da Escola, v. 16, n. 34, p. 23-38, 2022. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1469
GIRON, Graziela Rossetto. Políticas públicas, educação e neoliberalismo: o que isso tem a ver com cidadania. Educ. Puc, p. 17-26, 2008.
HILL, Dave. O neoliberalismo global, a resistência e a deformação da educação. Currículo sem fronteiras, v. 3, n. 2, p. 24-59, 2003.
Kehl, Maria Rita. Brasil: uma biografia não autorizada. São Paulo: Boitempo, 2018
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Boitempo editorial, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez editora, 1994.
LOPES, Ediane Carolina Peixoto Marques; CAPRIO, Marina. As influências do modelo neoliberal na educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 5, p. 1-16, 2008.
SAVIANI, Dermeval. "Novo Ensino Médio: um erro histórico". Revista Carta Educação, 2018.Disponívelem:<https://www.cartaeducacao.com.br/artigo/novo-ensino-medio-um-erro- historico/> . Acesso em: 02 abril 2023.
SIMÕES, Willian. O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do ensino médio. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 45-59, 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.752
PENNA, Fernando de Araújo; FERREIRA, Rodrigo de Almeida. O trabalho intelectual do professor de História e a construção da educação democrática: práticas de história pública frente à Base Nacional Comum Curricular e ao Escola Sem Partido. História Pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, p. 109-127, 2018.
POPULAÇÃO aprova mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio Escola SESI SESI. In: SESI. População aprova mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio Escola SESI SESI. Digital. São Paulo, 3 mar. 2023. Disponível em: https://www.fieb.org.br/noticias/populacao- aprova-mudancas-novo-ensino-medio/. Acesso em: 6 abr. 2023.
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS. Decreto nº N°
394, de 6 de abril de 2023. Minuta-de-Resolucao-sobre-Notorio-Saber. [S. l.], 6 abr. 2023. Disponível em: https://www.cee.go.gov.br/files/Minuta-de-Resolucao-sobre-Notorio- Saber.pdf. Acesso em: 6 abr. 2023.
TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.
TODOS, PELA EDUCAÇÃO. A educação no Brasil: uma perspectiva internacional. Publicado originalmente pela OCDE em inglês sob o título: Education in Brazil: an international perspective© OECD, 2021