O NOVO ENSINO MÉDIO E O NEOLIBERALISMO

A EDUCAÇÃO DENTRO DA LÓGICA CAPITALISTA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.770

Palavras-chave:

Capitalismo, Educação, Neoliberalismo, Novo Ensino Médio

Resumo

Com a reforma do Novo Ensino Médio, se observou diversos aspectos problemáticos em sua formulação e na maneira como foi aprovada em 2017. Além disso, em sua estrutura e parâmetros, se observou diversos traços da ideologia da classe dominante, levando a comunidade de docentes e discentes ao questionamento sobre qual é a real intencionalidade desta referida reforma. Nesse sentido, o seguinte estudo busca entender qual é o papel desta reforma dentro de uma série de mudanças ocorridas no Brasil depois da ruptura política de 2016, quais são suas implicações e para quem ela está servindo. Ademais, buscaremos entender como a educação brasileira vem sendo cooptada pela lógica capitalista, transformando ela em uma ferramenta que funciona a partir da lógica de mercado. O estudo se baseia em uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo por meio do Google acadêmico, nos possibilitando um maior aporte teórico. Conclui-se, a necessidade de lutar pela revogação do Novo Ensino Médio, buscando a retomada de uma educação humanística.

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Biografia do Autor

João Hebert, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando no curso de licenciatura em história pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Além disso, participa como pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práxis de Educação (GEPPPE/UAED/UFCG). Participa como estudante do LAPETHI – Laboratório de Pesquisa em teoria da História e Interdisciplinaridades (UFRRJ). Ademais, é aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

José Augusto Evangelista da Silva, Universidade Federal De Campina Grande

Graduando no curso de licenciatura em história pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participa como pesquisador no grupo de Estudos e Pesquisas em políticas e Práxis de Educação (GEPPPE/UAED/UFCG). Ademais, é aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Joedson Brito dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor adjunto da Unidade Acadêmica de Educação (UAED) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em educação (PPGEd/UFCG). Coordena o grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práxis Educativa (GEPPPE) e é membro fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED/UFT). É filiado na Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (AMPAE), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (AMPEd), a Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA) e a Campanha Nacional Pelo Direito a Educação Infantil.

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Publicado

2023-09-17

Como Citar

Hebert, J., Silva, J. A. E. da, & dos Santos, J. B. (2023). O NOVO ENSINO MÉDIO E O NEOLIBERALISMO: A EDUCAÇÃO DENTRO DA LÓGICA CAPITALISTA. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 3(1), 69–83. https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.770

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